Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/27719
Título: | Actual disciplinary knowledge, perceived disciplinary knowledge, teaching experience and teacher’s training for reading instruction: a study with primary Portuguese and American teachers |
Autor(es): | Lopes, João A. Spear-Swerling, Louise Oliveira, Célia Velasquez, Maria Gabriela Morais de Castro Fernandes Zibulsky, Jamie |
Palavras-chave: | Reading instruction Knowledge Perceived knowledge Miscalibration Ensino da leitura Conhecimento Conhecimento percebido Falta de calibração |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidad del País Vasco |
Revista: | Journal of Psychodidactics / Revista de Psicodidactica |
Resumo(s): | In this study, the relation between primary teachers’ actual disciplinary knowledge and teachers’ perceived disciplinary knowledge in three distinct areas of reading instruction (phonics, fluency/vocabulary/comprehension, and assessment/intervention) is investigated. Participants include Portuguese primary teachers (n = 390) and American primary teachers (n = 390). Canonical correlation and commonality analysis show that actual disciplinary knowledge and perceived disciplinary knowledge are relatively independent constructs. Still, actual knowledge predicts a small but significant amount of the variance in perceived knowledge. Knowledge about phonics instruction is by far the best unique predictor of teachers’ perceived knowledge. The hypothesis of miscalibration (the “unskilled-and-unaware effect”) between actual knowledge and perceived knowledge in the less knowledgeable teachers was also explored. However, results do not suggest such an effect in our participants. Results also show that there are significant differences between Portuguese and American teachers, mainly in the area of knowledge about assessment/intervention. Neste estudo investiga-se a relação entre conhecimento real e conhecimento percebido de professores do 1.º ciclo do ensino básico em três áreas distintas do ensino da leitura (ensino fónico, fluência/ vocabulário/compreensão e avaliação/intervenção), bem como a relação da formação e experiência dos professores com estas variáveis. Participaram no estudo 390 professores Portugueses e 390 professores Americanos. Os resultados revelam que os professores americanos superam os professores portugueses em quase todas as variáveis em análise. A análise das correlações canónicas e a análise das comunalidades mostra que o conhecimento disciplinar e a percepção de conhecimento disciplinar são constructos relativamente independentes. As análises de regressão mostram que o conhecimento disciplinar prediz uma pequena mas significativa porção da variância do conhecimento percebido, constituindo o conhecimento acerca do ensino fónico claramente o melhor preditor. Foi também explorada a hipótese da falta de calibração (o efeito “incompetente-e-inconsciente do facto”) entre conhecimento e conhecimento percebido nos professores com menor nível de conhecimento. Os resultados, porém, não sugerem tal efeito nos nossos participantes. Os resultados mostram ainda a existência de diferenças significativas entre os professores Portugueses e Americanos, principalmente nos conhecimentos acerca de avaliação/intervenção. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/27719 |
DOI: | 10.1387/RevPsicodidact.8207 |
ISSN: | 1136-1034 |
e-ISSN: | 2254-4372 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teachers' knowledge....pdf | 9,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |