Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/26395
Título: | Avaliação psicológica nas altas habilidades e excelência |
Outro(s) título(s): | Psychological assessment in high ability and excellence |
Autor(es): | Santos, Seille Cristine Garcia Almeida, Leandro S. Cruz, José Fernando A. |
Palavras-chave: | Altas habilidades Excelência Avaliação psicológica High ability Excellence Psychological assessment |
Data: | Dez-2012 |
Editora: | Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
Revista: | Psicologia, Educação e Cultura |
Resumo(s): | Este artigo objetiva discutir as condições de avaliação psicológica das altas habilidades e da
excelência. Esses construtos reportam-se a realidades psicológicas distintas nas dimensões em que são
definidos, mas a sua avaliação deve sempre ser pautada por parâmetros de precisão e validade. Se nas
altas habilidades predominam as variáveis internas, e isso leva ao uso dos testes psicológicos, na
excelência convergem os fatores contextuais de aprendizagem, treino e realização, apelando às
entrevistas, histórias de vida e observação dos desempenhos na execução da avaliação. Um objetivo
central da avaliação psicológica das altas habilidades e excelência, tendo em vista a identificação de tais
indivíduos, é evitar os falsos positivos e os falsos negativos nos diagnósticos, tanto pelo impacto negativo
que a avaliação pode ter na vida desses indivíduos, quanto para a adequada e necessária orientação. Além
disso, dos processos de avaliação e consequente recolha de informações, podem decorrer programas de
estimulação orientados que apoiem as necessidades específicas desses indivíduos talentosos. This paper aims to discuss the conditions for psychological assessment of high ability and excellence. These constructs relate to the different realities in terms of psychological dimensions that define them, but their evaluation should be guided by criteria of reliability and validity. If the high ability dominates the internal variables and those appeals to psychological tests, contextual factors converge on the excellence of learning, training and performance, appealing to the interviews, life histories and observation of performance. A main purpose of psychological assessment of high ability and excellence, trying to identify such individuals is to avoid false positives and false negatives in such diagnoses, considering the negative impact that such an assessment can have on the lives of these individuals, as well as an appropriate and necessary guidance. In addition, procedures for assessment and subsequent collection of information, can generate more focused and oriented stimulation programs that support the specific needs of talented individuals. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/26395 |
ISSN: | 0874-2391 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Garcia-Santos-Almeida-Cruz-PEC-2012-Avaliaçao psicologica-altas habilidades.pdf | Garcia-Santos-Cruz-Almeida-2012-Avaliaçao psicol-altas habilidades e excelência | 60,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |