Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/26395

TítuloAvaliação psicológica nas altas habilidades e excelência
Outro(s) título(s)Psychological assessment in high ability and excellence
Autor(es)Santos, Seille Cristine Garcia
Almeida, Leandro S.
Cruz, José Fernando A.
Palavras-chaveAltas habilidades
Excelência
Avaliação psicológica
High ability
Excellence
Psychological assessment
DataDez-2012
EditoraInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
RevistaPsicologia, Educação e Cultura
Resumo(s)Este artigo objetiva discutir as condições de avaliação psicológica das altas habilidades e da excelência. Esses construtos reportam-se a realidades psicológicas distintas nas dimensões em que são definidos, mas a sua avaliação deve sempre ser pautada por parâmetros de precisão e validade. Se nas altas habilidades predominam as variáveis internas, e isso leva ao uso dos testes psicológicos, na excelência convergem os fatores contextuais de aprendizagem, treino e realização, apelando às entrevistas, histórias de vida e observação dos desempenhos na execução da avaliação. Um objetivo central da avaliação psicológica das altas habilidades e excelência, tendo em vista a identificação de tais indivíduos, é evitar os falsos positivos e os falsos negativos nos diagnósticos, tanto pelo impacto negativo que a avaliação pode ter na vida desses indivíduos, quanto para a adequada e necessária orientação. Além disso, dos processos de avaliação e consequente recolha de informações, podem decorrer programas de estimulação orientados que apoiem as necessidades específicas desses indivíduos talentosos.
This paper aims to discuss the conditions for psychological assessment of high ability and excellence. These constructs relate to the different realities in terms of psychological dimensions that define them, but their evaluation should be guided by criteria of reliability and validity. If the high ability dominates the internal variables and those appeals to psychological tests, contextual factors converge on the excellence of learning, training and performance, appealing to the interviews, life histories and observation of performance. A main purpose of psychological assessment of high ability and excellence, trying to identify such individuals is to avoid false positives and false negatives in such diagnoses, considering the negative impact that such an assessment can have on the lives of these individuals, as well as an appropriate and necessary guidance. In addition, procedures for assessment and subsequent collection of information, can generate more focused and oriented stimulation programs that support the specific needs of talented individuals.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26395
ISSN0874-2391
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Garcia-Santos-Almeida-Cruz-PEC-2012-Avaliaçao psicologica-altas habilidades.pdfGarcia-Santos-Cruz-Almeida-2012-Avaliaçao psicol-altas habilidades e excelência60,46 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID