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https://hdl.handle.net/1822/23999
Título: | Tempos livres e educação de adultos : o papel da televisão |
Autor(es): | Correia, Sílvia |
Orientador(es): | Barbosa, Fátima |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O presente estudo foi desenvolvido na área de Educação de Adultos e teve como
finalidade compreender como os adultos ocupam os seus tempos livres e o peso da televisão
nos mesmos.
Ao longo do nosso trabalho procurámos fundamentar teoricamente os conceitos de
educação de adultos, de tempo livre e de ócio/lazer. Acreditamos que a aprendizagem ao longo
da vida não pode nem deve descurar os momentos de ócio/lazer e o seu contributo para o
desenvolvimento humano. Pensamos também que os modos de ocupação dos tempos livres dos
adultos, enquanto terreno de aprendizagens, têm na televisão uma aliada preferencial.
Esta investigação procura olhar a educação de adultos na sua dimensão humanista, ou
seja, procurando entender a educação como um processo que visa o desenvolvimento humano
em todas as suas facetas. Neste sentido, parece-nos fundamental compreender as motivações
de ocupação dos tempos livres escolhidas pelos adultos. Na verdade, pensamos que uma
educação distante da formalidade escolar, que encare o adulto como sujeito, como aquele que
persegue o desenvolvimento ligado aos seus interesses e necessidades imediatas, face a um
mercado competitivo, mas também como aquele que procura o seu desenvolvimento integral,
tendo por horizonte a felicidade é, na realidade, a educação que urge implementar. Neste
sentido, o tempo livre surge como um tempo cujos modos de ocupação promovem
aprendizagens que são determinantes no desenvolvimento pessoal e social.
Sendo a televisão um media omnipresente no quotidiano de todos, e um dos modos de
ocupação de tempos livres mais disponível e acessível, procuramos analisar em que medida
esta pode fomentar aprendizagens e assim favorecer a afirmação do humano.
Combinando o estudo teórico com o trabalho empírico, realizado numa empresa privada
de formação profissional, foi possível concluir que os momentos de ócio/lazer potenciam
aprendizagens significativas nos adultos. Estas aprendizagens são principalmente estimuladas
por atividades de ócio/lazer menos organizadas, praticadas por si mesmas e definidas na sua
vertente autotélica, sendo aquelas a que mais se dedica o grupo de adultos estudado,
nomeadamente ao consumo de televisão. Embora partilhando a consciência da dualidade de
prós e contras existente nos discursos sobre o pequeno ecrã, foi nossa opção centrarmo-nos nas
escolhas e nos usos do telespectador e destacar as suas virtudes, no quadro de uma visão do
ócio/lazer enquanto construtor de saberes para uma verdadeira aprendizagem sem idade. This study was conducted in the area of Adult Education and aimed to understand how adults spend their free time and the role of television in them. Throughout our work we tried to theoretically support the concepts of adult education, free time and recreation/leisure. We believe that lifelong learning cannot and should not neglect the moments of recreation/leisure and its contribution to human development. We also believe that adults’ modes of spending their free time, as learning field, find on television a major ally. This research seeks to look at adult education in its humanistic dimension, ie, trying to understand education as a process aimed at human development in all its dimensions. In this sense, it seems essential to understand the motivations of leisure time chosen by adults. In fact, we believe that an education which is away from the formal school, which sees the adult as the subject, as the one who pursues the development linked to personal interests and immediate needs, facing a competitive market, but also as the one who seeks the integral development, with happiness on the horizon is, in fact, the education which is urgent to implement. In this sense, leisure time appears as a time, whose occupation modes promote knowledge, which is essential to personal and social development. Considering television as an omnipresent media in all people’s everyday life, one of the most available and affordable free time activities, we analysed to what extent it can foster learning and thus promote the affirmation of the human. Combining the theoretical with the empirical work, conducted in a private professional training company, we concluded that the moments of recreation/leisure advance significant learning in adults. These learning activities are mainly stimulated by less organized recreation activities, carried out as an end in themselves and set out in autotelic aspects, these being the most practised ones by our adults’ group, including the consumption of television. While sharing the consciousness of the duality in the advantages and disadvantages among the existing discourses about the small box, it was our choice to focus on the choices and uses of the viewer and highlight their virtues in the context of a vision of recreation/leisure as knowledge builder towards real ageless learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23999 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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