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TitleAvaliação psicológica no exercício físico : proposta de entrevistas para praticantes e instrutores
Other titlesPsychological assessment in exercice : an interview guide for exercisers and instructors
Evaluación psicólogica en el ejercicio : propuesta de entrevistas para practicantes e instructores
Author(s)Gomes, António Rui
KeywordsExercício
Prática profissional
Estilo de vida sedentario
Avaliação psicológica
Entrevista psicologica
Exercise
Professional practice
Psychological interview
Evaluation
Sedentary
Ejercicio
Práctica profesional
Entrevista psicológica
Evaluación
Estilo
Issue date2013
PublisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
JournalPsicologia: Teoria e Prática
CitationGomes, A.R. (2013). Avaliação psicológica no exercício físico: Proposta de entrevistas para praticantes e instrutores. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 15(1), 157-174. São Paulo, SP, jan.-abr. 2013. ISSN 1516-3687 (impresso), ISSN 1980-6906 (on-line).
Abstract(s)Praticar exercício físico está associado a vantagens ao nível psicológico, físico e social. No entanto, a prática desportiva na população é ainda reduzida e, adicionalmente, os níveis de abandono são muito significativos (DISHMAN, 1994; WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2004). Assim, torna-se importante compreender os fatores que estarão na origem destes problemas. Assim, este trabalho propõe dois guiões de entrevista dirigidos a praticantes e instrutores de exercício, procurando facilitar uma análise mais aprofundada deste tema. Os domínios avaliados foram: i) motivação, barreiras e benefícios (ambos os guiões); ii) atitudes, normas subjetivas, perceção de controle e intenção, experiência emocional, local de prática (guião para os praticantes); iii) fatores influenciadores do exercício, treino dos fatores psicológicos, condições de trabalho (guião para os instrutores). Os domínios avaliados permitem uma análise abrangente dos fatores psicológicos envolvidos na prática de exercício, sendo também possível efetuar um confronto dos dados obtidos com modelos conceptuais existentes na literatura sobre este tema.
The practice of physical activity is associated to psychological, physical and social benefits. However, in the general population sport practice is still very low and the levels of dropout are very significant (Dishman, 1994; “Global strategy on diet, physical activity and health”, 2004). So it becomes important to understand the factors that can cause these problems. This paper proposes two interview guides for exercisers and instructors that facilitate a deeper analysis of the psychological factors involved in exercise. The assessed domains were: 1. motivation, barriers and benefits (both interview guides), 2. attitudes, subjective norms, perceived control and intention, emotional experience , setting of practice (interview guide for practitioners), 3. factors influencing exercise, training of psychological factors, work conditions (interview guide for instructors). The areas evaluated allow a comprehensive analysis of the psychological factors involved in exercise practice, being also possible to make a comparison of data obtained with conceptual models in the literature on this topic.
El ejercicio físico tiene ventajas a nivel psicológico, físico y social pero la práctica deportiva es todavía reducida y los niveles de abandono son significativos (Dishman, 1994; “Global strategy on diet, physical activity and health”, 2004). Por ello, la exploración de los factores que originan estos problemas es crucial. Este trabajo propone dos guías de entrevistas dirigidas a los practicantes e instructores de ejercicio, buscando contribuir a un análisis más profundo de este tema. Los dominios evaluados fueron los siguientes: 1. motivación, barreras y beneficios (ambos guiones); 2. actitudes , normas subjetivas, percepción de control e intención, experiencia emocional, lugar de práctica (guión para los practicantes); 3. factores que influyen en el ejercicio, entrenamiento de factores psicológicos, condiciones de trabajo (guión para los instructores). Las áreas evaluadas permiten un análisis completo de los factores psicológicos implicados en el ejercicio, siendo también posible hacer una comparación de los datos obtenidos con los modelos conceptuales en la literatura sobre este tema.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23981
ISSN1516-3687
1980-6906
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

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