Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23712

TítuloPodcasts na visita de estudo ao Museu e no apoio ao estudo autónomo: uma iniciação ao mobile learning no 6º ano de escolaridade
Autor(es)Oliveira, Maria Manuela Lopes de
Orientador(es)Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Data2012
Resumo(s)A necessidade de motivar alunos e familiares para a visita a museus por sua iniciativa, de orientar de forma adequada essas visitas e de prestar um apoio suplementar aos alunos no estudo autónomo, conduziu-nos a tirar partido das potencialidades do podcast na aprendizagem móvel. A investigação analisou as potencialidades do podcast numa visita de estudo a um museu, as vantagens da utilização de dispositivos móveis na audição do podcast, o impacto do podcast no apoio ao estudo autónomo, a contribuição do podcast para a promoção de uma aprendizagem ativa e significativa e auscultou a opinião dos alunos no que respeita à motivação para a disciplina através dos podcasts. Para a consecução destes objetivos foram delineadas distintas atividades curriculares em que se recorreu a podcasts produzidos pela docente e pelos alunos. Dada a natureza complexa e multifacetada do fenómeno educativo, optou-se pela realização de uma investigação qualitativa, sendo a metodologia adotada o estudo de caso. Participaram trinta e oito alunos do 6º ano de escolaridade do ensino básico, de uma escola do ensino público. As técnicas de recolha de dados selecionadas foram o inquérito e a observação. Foram criados e validados cinco instrumentos de recolha de dados: um questionário inicial, um pré/pós-teste, um questionário de opinião e entrevistas aos alunos e aos pais. Os resultados do estudo mostram que a realização de um podcast sobre o museu motivou os alunos para o visitarem. O podcast orientou a visita de estudo, fornecendo informações sobre o acervo e orientando a observação a realizar. No estudo autónomo, o podcast foi considerado como um apoio eficaz pelos alunos, que o utilizaram para compreender e estudar os conteúdos curriculares. Permitiu dar resposta a alunos com diferentes estilos de aprendizagem, surgindo como alternativa às tradicionais atividades de leitura e escrita. Ao proporcionar novas situações de aprendizagem, motivou os alunos para a disciplina e permitiu estabelecer uma ligação afetiva pela audição das próprias vozes, dos colegas e da professora. A utilização do telemóvel permitiu associar um caráter lúdico à aprendizagem e identificá-lo como uma ferramenta pedagógica disponível e acessível a alunos e docentes. O recurso a podcasts e telemóvel evidenciou novas possibilidades de aprendizagem em situações de mobile learning, pela inserção em contextos autênticos e significativos, pela oportunidade de poderem ocorrer em qualquer momento e lugar.
The need to motivate students and their families to visit museums on their own will, to guide appropriately those visits and to offer them extra support in their autonomous work lead us to the exploration of podcast in mobile learning. The study analyzed the podcast's potential in a field trip to a museum, the advantages of using mobile devices in the hearing of the podcast, the podcast's impact in supporting autonomous study, and its contribution to promote an active and significant learning. The students were inquired about their opinion in what concerns the use of podcasts and their motivation towards the discipline through podcasts. To achieve these goals several curricular activities were defined, in which the used podcasts were produced both by the teacher and the students. Due to the complex and multifaceted nature of the learning phenomenon, it was decided to carry out a qualitative research, particularly a case study. Thirty eight sixth grade students from the public school integrated the study. It was chosen to use both inquiry and observation to gather the data. Five instruments were used with that purpose: an initial questionnaire, a pre and post test, a questionnaire of opinion and interviews to the students and to their parents. The study results reveal that the use of a podcast in the museum has motivated the students and their families to visit it. The podcast oriented the field trip, offering information on the collection and guiding the observation. In the autonomous study matter, the podcast was considered an efficient support by the students, who used it to understand and study the curricular contents. It has allowed to reach out to different students, presenting itself as an alternative to the traditional activities of reading and writing. By proposing new learning situations, it has motivated the students towards the discipline of History and permitted to establish an affective connection throughout the audition of their own voices, as well as their colleagues' and teacher’s voices. The use of mobile phone has allowed to associate communication and fun to the learning process and to recognize it as a pedagogical tool. The use of podcasts and mobile phones has pointed out new learning possibilities in mobile learning situations, through its insertion in real and significant contexts, anytime and anywhere.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23712
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Manuela Lopes de Oliveira.pdf16,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID