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TítuloConcepções de (futuros) professores portugueses sobre educação ambiental : Identificação das dimensões ‘ecocêntrica’, ‘antropocêntrica’ e ‘sentimentocêntrica’
Autor(es)Tracana, Rosa Branca
Ferreira, Maria Eduarda
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveConcepções de professores
Educação ambiental
Antropocêntrico
Ecocêntrico
Sentimentocêntrico
Data2012
EditoraAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
RevistaRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
CitaçãoCarvalho, G.S., Tracana, R.B. & Ferreira, M.E. (2012) Concepções de (futuros) professores portugueses sobre educação ambiental: Identificação das dimensões ‘ecocêntrica’, ‘antropocêntrica’ e ‘sentimentocêntrica’. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 12 (2), 111-127.
Resumo(s)A relação Homem–Natureza pode ser vista numa perspectiva “antropocêntrica” (utilização da natureza) e “ecocêntrica” (preservação da natureza). Neste estudo identificámos estas concepções em professores e futuros professores portugueses do ensino Primário (ou 1º CEB), de Biologia e de Língua Portuguesa, dado que tais concepções têm implicações no processo de educação ambiental. Aplicámos o questionário que foi construído dentro do projecto europeu BIOHEAD-CITIZEN o qual engloba 19 países. Identificámos três grupos de respostas dos inquiridos: concepção “ecocêntrica”, “antropocêntrica” e ainda “sentimentocêntrica” (atribuição de sentimentos a animais). A amostra portuguesa é globalmente mais “ecocêntrica” do que “antropocêntrica” e a análise estatística between group mostrou que os professores Primários e de Biologia, que são os que mais praticam educação ambiental, estão mais perto da perspectiva “ecocêntrica” comparativamente aos professores de Língua Portuguesa que são mais “antropocêntricos”.
The relation Human-Nature can be seen in “anthropocentric” (nature utilization) or “ecocentric” (nature preservation) perspectives. In this study we identified these conceptions in Portuguese teachers and future teachers of Primary school (1ºCEB), Biology and Portuguese Language, since these conceptions are implicated in the process of environmental education. We applied the questionnaire constructed by the BIOHEAD-CITIZEN project, which is composed of 19 countries. We identified three groups of responders’ answers: “ecocentric”, “anthropocentric” as well as “sentimentocentric” (attribution of feelings to animals). The Portuguese sample is generally more "ecocentric" than "anthropocentric" and the statistical analysis between group showed that Primary teachers and Biology teachers, that are the most practicing environmental education, are closer to the "ecocentric" perspective as compared to the Portuguese Language teachers who are more "anthropocentric". Keywords: Teachers’ conceptions; Environmental education; Anthropocentric; Ecocentric; Sentimentocentric.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23228
ISSN1806-5104
1984-2486
Versão da editorahttp://revistas.if.usp.br/rbpec
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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