Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23228

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTracana, Rosa Branca-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Eduarda-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2013-02-27T11:08:23Z-
dc.date.available2013-02-27T11:08:23Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCarvalho, G.S., Tracana, R.B. & Ferreira, M.E. (2012) Concepções de (futuros) professores portugueses sobre educação ambiental: Identificação das dimensões ‘ecocêntrica’, ‘antropocêntrica’ e ‘sentimentocêntrica’. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 12 (2), 111-127.por
dc.identifier.issn1806-5104-
dc.identifier.issn1984-2486-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23228-
dc.description.abstractA relação Homem–Natureza pode ser vista numa perspectiva “antropocêntrica” (utilização da natureza) e “ecocêntrica” (preservação da natureza). Neste estudo identificámos estas concepções em professores e futuros professores portugueses do ensino Primário (ou 1º CEB), de Biologia e de Língua Portuguesa, dado que tais concepções têm implicações no processo de educação ambiental. Aplicámos o questionário que foi construído dentro do projecto europeu BIOHEAD-CITIZEN o qual engloba 19 países. Identificámos três grupos de respostas dos inquiridos: concepção “ecocêntrica”, “antropocêntrica” e ainda “sentimentocêntrica” (atribuição de sentimentos a animais). A amostra portuguesa é globalmente mais “ecocêntrica” do que “antropocêntrica” e a análise estatística between group mostrou que os professores Primários e de Biologia, que são os que mais praticam educação ambiental, estão mais perto da perspectiva “ecocêntrica” comparativamente aos professores de Língua Portuguesa que são mais “antropocêntricos”.por
dc.description.abstractThe relation Human-Nature can be seen in “anthropocentric” (nature utilization) or “ecocentric” (nature preservation) perspectives. In this study we identified these conceptions in Portuguese teachers and future teachers of Primary school (1ºCEB), Biology and Portuguese Language, since these conceptions are implicated in the process of environmental education. We applied the questionnaire constructed by the BIOHEAD-CITIZEN project, which is composed of 19 countries. We identified three groups of responders’ answers: “ecocentric”, “anthropocentric” as well as “sentimentocentric” (attribution of feelings to animals). The Portuguese sample is generally more "ecocentric" than "anthropocentric" and the statistical analysis between group showed that Primary teachers and Biology teachers, that are the most practicing environmental education, are closer to the "ecocentric" perspective as compared to the Portuguese Language teachers who are more "anthropocentric". Keywords: Teachers’ conceptions; Environmental education; Anthropocentric; Ecocentric; Sentimentocentric.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT).por
dc.description.sponsorshipEuropean project FP6 “BIOHEAD-CITIZEN” CIT2-CT-2004-506015.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConcepções de professorespor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAntropocêntricopor
dc.subjectEcocêntricopor
dc.subjectSentimentocêntricopor
dc.titleConcepções de (futuros) professores portugueses sobre educação ambiental : Identificação das dimensões ‘ecocêntrica’, ‘antropocêntrica’ e ‘sentimentocêntrica’por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.if.usp.br/rbpecpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage111por
oaire.citationEndPage127por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciaspor
oaire.citationVolume12por
sdum.journalRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciaspor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RBPEC_EAmb-Profs.pdfArtigo658,45 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID