Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/23044
Título: | Formação ética dos enfermeiros: qual a realidade Portuguesa? |
Outro(s) título(s): | Ethics training of nurses: what is the Portuguese reality? |
Autor(es): | Reis, Ana Oliveira, Clara Costa |
Palavras-chave: | Ensino Ética Deontologia Formação enfermeiros Portugal Nursing Education Ethics Bioethics Deontology |
Data: | 2012 |
Editora: | Associação Brasileira de Enfermagem |
Revista: | Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) |
Resumo(s): | Reconhecendo a existência de políticas de educação que norteiam o ensino da Ética em Enfermagem, foi nosso intuito conhecer
a realidade da formação inicial dos enfermeiros em Portugal. O enquadramento conceitual efetivou-se na consulta e leitura de
obras completas, de documentos (especialmente as recomendações da Ordem dos Enfermeiros), cruzados com concepções
fundamentadoras de autores da Ética em Enfermagem e na Filosofi a, nomeadamente Watson e Mounier. A coleta de dados foi feita
mediante a consulta aos planos de estudo e aos conteúdos programáticos/programas curriculares no âmbito da ética e deontologia
das instituições de ensino superior que oferecem cursos de Enfermagem. Verifi cou-se que somente cinco estabelecimentos cumprem
as recomendações da Ordem dos Enfermeiros relativas ao ensino da Ética e da Deontologia. Além disso, há uma variabilidade de
nomenclaturas atribuídas às disciplinas/unidades curriculares e aos conteúdos programáticos/programas curriculares, inseridos nas
mesmas e uma grande discrepância na carga horária atribuída às diferentes áreas curriculares. Recognizing the existence of education policies that guide the teaching of Ethics in Nursing, our aim was to know the reality of the initial training of nurses in Portugal. The conceptual framework was accomplished in the consultation and the complete documents’ readings (especially the recommendations of the Portuguese Order of Nurses), crossed with foundational conceptions of Nursing Ethics and Philosophy authors, in particular Watson and Mounier. Some of the conclusions of this study relate to the verifi cation that only fi ve establishments comply with the Order of Nurses recommendations regarding the teaching of Ethics and Deontology. There is also a variability of classifi cations assigned to subjects/courses and program content/curriculum, embedded in them; there is a large discrepancy in the workload assigned to different curriculum areas. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/23044 |
ISSN: | 0034-7167 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REBEN publicado.pdf | artigo | 118,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |