Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23044

TítuloFormação ética dos enfermeiros: qual a realidade Portuguesa?
Outro(s) título(s)Ethics training of nurses: what is the Portuguese reality?
Autor(es)Reis, Ana
Oliveira, Clara Costa
Palavras-chaveEnsino
Ética
Deontologia
Formação enfermeiros
Portugal
Nursing
Education
Ethics
Bioethics
Deontology
Data2012
EditoraAssociação Brasileira de Enfermagem
RevistaRevista Brasileira de Enfermagem (REBEn)
Resumo(s)Reconhecendo a existência de políticas de educação que norteiam o ensino da Ética em Enfermagem, foi nosso intuito conhecer a realidade da formação inicial dos enfermeiros em Portugal. O enquadramento conceitual efetivou-se na consulta e leitura de obras completas, de documentos (especialmente as recomendações da Ordem dos Enfermeiros), cruzados com concepções fundamentadoras de autores da Ética em Enfermagem e na Filosofi a, nomeadamente Watson e Mounier. A coleta de dados foi feita mediante a consulta aos planos de estudo e aos conteúdos programáticos/programas curriculares no âmbito da ética e deontologia das instituições de ensino superior que oferecem cursos de Enfermagem. Verifi cou-se que somente cinco estabelecimentos cumprem as recomendações da Ordem dos Enfermeiros relativas ao ensino da Ética e da Deontologia. Além disso, há uma variabilidade de nomenclaturas atribuídas às disciplinas/unidades curriculares e aos conteúdos programáticos/programas curriculares, inseridos nas mesmas e uma grande discrepância na carga horária atribuída às diferentes áreas curriculares.
Recognizing the existence of education policies that guide the teaching of Ethics in Nursing, our aim was to know the reality of the initial training of nurses in Portugal. The conceptual framework was accomplished in the consultation and the complete documents’ readings (especially the recommendations of the Portuguese Order of Nurses), crossed with foundational conceptions of Nursing Ethics and Philosophy authors, in particular Watson and Mounier. Some of the conclusions of this study relate to the verifi cation that only fi ve establishments comply with the Order of Nurses recommendations regarding the teaching of Ethics and Deontology. There is also a variability of classifi cations assigned to subjects/courses and program content/curriculum, embedded in them; there is a large discrepancy in the workload assigned to different curriculum areas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23044
ISSN0034-7167
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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