Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23044

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Ana-
dc.contributor.authorOliveira, Clara Costa-
dc.date.accessioned2013-02-14T09:59:37Z-
dc.date.available2013-02-14T09:59:37Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn0034-7167-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/23044-
dc.description.abstractReconhecendo a existência de políticas de educação que norteiam o ensino da Ética em Enfermagem, foi nosso intuito conhecer a realidade da formação inicial dos enfermeiros em Portugal. O enquadramento conceitual efetivou-se na consulta e leitura de obras completas, de documentos (especialmente as recomendações da Ordem dos Enfermeiros), cruzados com concepções fundamentadoras de autores da Ética em Enfermagem e na Filosofi a, nomeadamente Watson e Mounier. A coleta de dados foi feita mediante a consulta aos planos de estudo e aos conteúdos programáticos/programas curriculares no âmbito da ética e deontologia das instituições de ensino superior que oferecem cursos de Enfermagem. Verifi cou-se que somente cinco estabelecimentos cumprem as recomendações da Ordem dos Enfermeiros relativas ao ensino da Ética e da Deontologia. Além disso, há uma variabilidade de nomenclaturas atribuídas às disciplinas/unidades curriculares e aos conteúdos programáticos/programas curriculares, inseridos nas mesmas e uma grande discrepância na carga horária atribuída às diferentes áreas curriculares.por
dc.description.abstractRecognizing the existence of education policies that guide the teaching of Ethics in Nursing, our aim was to know the reality of the initial training of nurses in Portugal. The conceptual framework was accomplished in the consultation and the complete documents’ readings (especially the recommendations of the Portuguese Order of Nurses), crossed with foundational conceptions of Nursing Ethics and Philosophy authors, in particular Watson and Mounier. Some of the conclusions of this study relate to the verifi cation that only fi ve establishments comply with the Order of Nurses recommendations regarding the teaching of Ethics and Deontology. There is also a variability of classifi cations assigned to subjects/courses and program content/curriculum, embedded in them; there is a large discrepancy in the workload assigned to different curriculum areas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagempor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectDeontologiapor
dc.subjectFormação enfermeirospor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectNursingpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectEthicspor
dc.subjectBioethicspor
dc.subjectDeontologypor
dc.titleFormação ética dos enfermeiros: qual a realidade Portuguesa?por
dc.title.alternativeEthics training of nurses: what is the Portuguese reality?eng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage653por
oaire.citationEndPage659por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationTitleRevista Brasileira de Enfermagempor
oaire.citationVolume65por
dc.subject.wosScience & Technologypor
sdum.journalRevista Brasileira de Enfermagem (REBEn)por
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
REBEN publicado.pdfartigo118,11 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID