Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16249
Título: | A República e o ensino de Botânica: didactização e pedagogização dos manuais escolares de Ciências nos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) |
Autor(es): | Guimarães, Fernando |
Palavras-chave: | República Educação Ensino de Botânica 1.º Ciclo Manuais escolares |
Data: | 2011 |
Editora: | Universitárias Lusófonas |
Resumo(s): | Está hoje bem patente no número de publicações que regularmente podemos encontrar em diversas revistas científicas, o reconhecimento da relevância educativa das Ciências na escola básica a nível nacional e internacional. Contudo, é inquestionável que a implementação das Ciências dos níveis de escolaridade mais baixos tem-se revelado um empreendimento difícil e complexo. Tal como muitas outras áreas, também o ensino das Ciências da Natureza tem conhecido significativas alterações conceptuais e metodológicas que têm permitido uma evolução desde as tradicionais Lições de coisas até às mais recentes abordagens nos quotidianos das salas de aula das escolas dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) em Portugal. Os manuais escolares têm para a escola uma importância fundamental na conformação das formas e dos conteúdos do conhecimento pedagógico, integrando aspectos relativos à sequência e ao ritmo da sua transmissão através, por exemplo, das actividades que propõem e dos modos de avaliar as aquisições realizadas, desempenhando, assim, importantes funções pedagógicas e didácticas. Nesta perspectiva, eles podem permitir aceder ao conhecimento da ideologia pedagógica subjacente, do modo como é entendido o processo de ensino e de aprendizagem que tem lugar na sala de aula e do papel que nele é reservado aos alunos e aos professores. Assim, dado que são vistos como importantes instrumentos pedagógicos, culturais e ideológicos, os manuais escolares estão no centro dos interesses da investigação em educação. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16249 |
ISBN: | 978-989-8512-10-9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pg 129-142.pdf | Documento principal | 631,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |