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dc.contributor.authorGuimarães, Fernando-
dc.date.accessioned2012-01-06T16:10:28Z-
dc.date.available2012-01-06T16:10:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.isbn978-989-8512-10-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/16249-
dc.description.abstractEstá hoje bem patente no número de publicações que regularmente podemos encontrar em diversas revistas científicas, o reconhecimento da relevância educativa das Ciências na escola básica a nível nacional e internacional. Contudo, é inquestionável que a implementação das Ciências dos níveis de escolaridade mais baixos tem-se revelado um empreendimento difícil e complexo. Tal como muitas outras áreas, também o ensino das Ciências da Natureza tem conhecido significativas alterações conceptuais e metodológicas que têm permitido uma evolução desde as tradicionais Lições de coisas até às mais recentes abordagens nos quotidianos das salas de aula das escolas dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) em Portugal. Os manuais escolares têm para a escola uma importância fundamental na conformação das formas e dos conteúdos do conhecimento pedagógico, integrando aspectos relativos à sequência e ao ritmo da sua transmissão através, por exemplo, das actividades que propõem e dos modos de avaliar as aquisições realizadas, desempenhando, assim, importantes funções pedagógicas e didácticas. Nesta perspectiva, eles podem permitir aceder ao conhecimento da ideologia pedagógica subjacente, do modo como é entendido o processo de ensino e de aprendizagem que tem lugar na sala de aula e do papel que nele é reservado aos alunos e aos professores. Assim, dado que são vistos como importantes instrumentos pedagógicos, culturais e ideológicos, os manuais escolares estão no centro dos interesses da investigação em educação.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) unidade 317por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversitárias Lusófonaspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRepúblicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de Botânicapor
dc.subject1.º Ciclopor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.titleA República e o ensino de Botânica: didactização e pedagogização dos manuais escolares de Ciências nos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo)por
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage129por
oaire.citationEndPage142por
oaire.citationIssue03por
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
oaire.citationTitleO Imperativo Republicano em Debatepor
sdum.bookTitleO Imperativo Republicano em Debatepor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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