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https://hdl.handle.net/1822/16249
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guimarães, Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2012-01-06T16:10:28Z | - |
dc.date.available | 2012-01-06T16:10:28Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8512-10-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/16249 | - |
dc.description.abstract | Está hoje bem patente no número de publicações que regularmente podemos encontrar em diversas revistas científicas, o reconhecimento da relevância educativa das Ciências na escola básica a nível nacional e internacional. Contudo, é inquestionável que a implementação das Ciências dos níveis de escolaridade mais baixos tem-se revelado um empreendimento difícil e complexo. Tal como muitas outras áreas, também o ensino das Ciências da Natureza tem conhecido significativas alterações conceptuais e metodológicas que têm permitido uma evolução desde as tradicionais Lições de coisas até às mais recentes abordagens nos quotidianos das salas de aula das escolas dos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) em Portugal. Os manuais escolares têm para a escola uma importância fundamental na conformação das formas e dos conteúdos do conhecimento pedagógico, integrando aspectos relativos à sequência e ao ritmo da sua transmissão através, por exemplo, das actividades que propõem e dos modos de avaliar as aquisições realizadas, desempenhando, assim, importantes funções pedagógicas e didácticas. Nesta perspectiva, eles podem permitir aceder ao conhecimento da ideologia pedagógica subjacente, do modo como é entendido o processo de ensino e de aprendizagem que tem lugar na sala de aula e do papel que nele é reservado aos alunos e aos professores. Assim, dado que são vistos como importantes instrumentos pedagógicos, culturais e ideológicos, os manuais escolares estão no centro dos interesses da investigação em educação. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) unidade 317 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universitárias Lusófonas | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | República | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino de Botânica | por |
dc.subject | 1.º Ciclo | por |
dc.subject | Manuais escolares | por |
dc.title | A República e o ensino de Botânica: didactização e pedagogização dos manuais escolares de Ciências nos Ensinos Primário e Básico (1.º Ciclo) | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 129 | por |
oaire.citationEndPage | 142 | por |
oaire.citationIssue | 03 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citationTitle | O Imperativo Republicano em Debate | por |
sdum.bookTitle | O Imperativo Republicano em Debate | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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