Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/14714

TitleO sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa
Author(s)Macedo, Isabel Moreira
Advisor(s)Casa-Nova, Maria José
Issue date2010
Abstract(s)A presente dissertação tem como objectivo reflectir sobre contextos e processos propiciadores de trajectórias escolares de sucesso para além do Ensino Obrigatório de elementos pertencentes ao grupo étnico cigano, analisando a relação que alguns elementos deste grupo estabelecem com a escola e a escola com este grupo. Para a prossecução deste objectivo, realizámos entrevistas semi-estruturadas à totalidade de jovens ciganos que frequentavam o Ensino Secundário no Norte de Portugal no ano lectivo de 2007/08 (num total de oito), aos seus Directores de Turma e aos seus progenitores, triangulando estes dados com outros dados recolhidos através da observação não participante, das conversas informais e da análise documental. Os resultados que emergiram do trabalho empírico no que diz respeito aos contextos e processos possibilitadores de continuidades escolares de sucesso são alvo de leitura à luz dos conceitos de habitus étnico composto e de Lugares de Etnia (Casa-Nova, 1999, 2002, 2005ª, 2008b), que nos permitiram compreender as diferentes expectativas de vida e a valorização diferenciada da escola por parte dos jovens ciganos, bem como no que se refere às oportunidades de vida proporcionadas pela escola. A análise dos resultados vem corroborar resultados de outros estudos (internacionais e nacionais), permitindo a elaboração de um quadro de análise da realidade estudada que engloba aquelas que consideramos as principais dimensões que contribuíram para as trajectórias de sucesso escolar dos jovens ciganos participantes nesta investigação: a dimensão escolar, a dimensão sócio-afectiva, a dimensão familiar e a dimensão pessoal. Embora com algum grau de diferenciação, conclui-se que as três primeiras dimensões se revelaram como as mais importantes nas trajectórias escolares de sucesso dos jovens participantes nestes estudo, com a Dimensão Escolar a aparecer em primeiro lugar, evidenciando a importância da orientação e apoio dos professores, e da socialização secundária proporcionada pela escola e por outros agentes educativos.
This study aims to reflect upon the contexts and processes which enable school success of students belonging to a roma ethnic group. It focuses on the school trajectories of this ethnic group, analyzing the relationship established by this specific group and the school, and the school itself and this group. To achieve this goal, semi-structured interviews were held to all roma students (total of eight) enrolled in high schools located in the North of Portugal, during the academic year of 2007/2008. Besides the students, the class directors and the students‘ parents were also interviewed. Data collection was completed through non participant observation, informal conversations and document analysis, which allowed a triangulation of data. In regard to the contexts and processes which enable school success, findings from the empirical work were analyzed in the light of the concepts of habitus ethnic compost and ethnicity locations (Casa-Nova, 1999, 2002, 2005ª, 2008b). These concepts allowed a better understanding of students‘ expectations in regard to future life and to the opportunities that being in school could offer them. Findings from this study corroborate previous international and national studies, which allowed us to build a framework based upon a set of key dimensions which influence roma students‘ school trajectories, namely, the scholar dimension, the social-emotional dimension, the family dimension and the personal dimension. Although with slight differences, it was possible to conclude that the first three dimensions were the most important dimensions influencing these students‘ school trajectories. The scholar dimension appeared in the first place, showing the importance that teachers‘ support and guidance, and the socialization process that schools and other agents have on students.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14714
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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