Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/12108

TitleExpectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho
Author(s)Almeida, Leandro S.
Gonçalves, Albertino
Salgueira, Ana Paula
Soares, Ana Paula
Machado, Carolina
Fernandes, Eugénia M.
Machado, José Cunha
Vasconcelos, Rosa
KeywordsEnsino Superior
Expectativas académicas
Adaptação à universidade
Sucesso Académico
Higher education
Academic expectations
College adaption
Academic success
Issue date2003
JournalPsicologia : Teoria, Investigação e Prática
Citation"Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". ISSN 0873-4976. 8 (2003) 3-15.
Abstract(s)Este artigo analisa as expectativas de envolvimento académico de 1768 alunos que, em Setembro de 2002, se inscreveram pela primeira vez nos vários cursos da Universidade do Minho. Utilizamos o Questionário de Envolvimento Académico – versão expectativas (QEA – Soares & Almeida, 2000), que avalia as expectativas de investimento no curso, instituição, carreira, relações interpessoais e utilização dos recursos da instituição. Os resultados sugerem que os alunos, no momento em que se inscrevem na Universidade, apresentam expectativas de envolvimento muito elevadas, nas cinco dimensões do QEA. Mesmo assim, forma encontradas algumas diferenças relacionadas com variáveis demográficas e escolares dos alunos. Os alunos mais novos, do sexo feminino e deslocados da família tendem a apresentar expectativas mais elevadas de investimento académico. Também algumas diferenças de expectativas foram encontradas, quando se considera o percurso escolar anterior e o tipo de curso frequentado na Universidade.
This paper analyses the academic Involvement expectations of 1768 students who, in September 2002, enrolled into the various courses in Universidade do Minho (Portugal). We used the Academic Involvement Questionnaire — Expectations version (QEA — Soares & Almeida, 2000), which evaluates five involvement dimensions: investment in course, institution, career, interpersonal relationships and college resources utilization. The results suggest that, at the beginning of their first year, students present very high expectations in those five dimensions. Nevertheless, some differences were found, when taking into consideration student's gender, age and being, or not dislocated from home. We also found some differences according to the student's school background, as well as according to the type of course attended in the University.
Typearticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/12108
ISSN0873-4976
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)
CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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