Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12063
Título: | Ambiente académico e adaptação à Universidade: contributos para a validação da Classroom Environment Scale |
Autor(es): | Soares, Ana Paula Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Ambiente académico Adaptação à universidade |
Data: | 2002 |
Editora: | Universidade do Minho |
Citação: | In POUZADA, A. S. ; ALMEIDA, L. S. ; VASCONCELOS, R. M., eds. – “Contextos e dinâmicas da vida académica.” Guimarães : Universidade do Minho, 2002. ISBN 972-8692-04-8. p. 175-193. |
Resumo(s): | Nas últimas décadas, as questões da transição e da adaptação à Universidade têm produzido um corpo considerável de investigações. Contudo, a grande maioria desses estudos têm-se centrado em aspectos pessoais e intrapsicológicos do estudante na tentativa de compreender e explicar tais processos, negligenciando, assim, a poderosa influência que o contexto universitário pode ter, em si mesmo, na sua promoção/inibição. Neste sentido, e atendendo ao facto de, em Portugal, serem ainda escassas os instrumentos que procurem avaliar a qualidade do ambiente académico, o presente trabalho procura contribuir com novos dados para a validação do Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987) adaptado por Santos (1996) à população de estudantes do Ensino Superior em Portugal, em face das dificuldades encontradas na dimensionalidade da escala em estudos prévios (Santos, 1996; Paúl, 1994; Bastos, Paúl & Sousa, 1996). Desta forma, o CES foi administrado no início do 2º semestre do ano lectivo 2000/01, a uma amostra de 910 estudantes do 1º ano de 16 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Os resultados apontam para uma estrutura dimensional bastante coerente com a estrutura de nove subescalas da versão original do instrumento, agrupadas nas três grandes dimensões do clima social teoricamente conceptualizadas para a avaliação de contextos educativos (relacionamento, desenvolvimento pessoal e manutenção/mudança do sistema). |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12063 |
ISBN: | 972-8692-04-8 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soares & Almeida, 2002.pdf | 7,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |