Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12063
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-05T08:58:13Z | - |
dc.date.available | 2011-04-05T08:58:13Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.date.submitted | 2002 | - |
dc.identifier.citation | In POUZADA, A. S. ; ALMEIDA, L. S. ; VASCONCELOS, R. M., eds. – “Contextos e dinâmicas da vida académica.” Guimarães : Universidade do Minho, 2002. ISBN 972-8692-04-8. p. 175-193. | por |
dc.identifier.isbn | 972-8692-04-8 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/12063 | - |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, as questões da transição e da adaptação à Universidade têm produzido um corpo considerável de investigações. Contudo, a grande maioria desses estudos têm-se centrado em aspectos pessoais e intrapsicológicos do estudante na tentativa de compreender e explicar tais processos, negligenciando, assim, a poderosa influência que o contexto universitário pode ter, em si mesmo, na sua promoção/inibição. Neste sentido, e atendendo ao facto de, em Portugal, serem ainda escassas os instrumentos que procurem avaliar a qualidade do ambiente académico, o presente trabalho procura contribuir com novos dados para a validação do Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987) adaptado por Santos (1996) à população de estudantes do Ensino Superior em Portugal, em face das dificuldades encontradas na dimensionalidade da escala em estudos prévios (Santos, 1996; Paúl, 1994; Bastos, Paúl & Sousa, 1996). Desta forma, o CES foi administrado no início do 2º semestre do ano lectivo 2000/01, a uma amostra de 910 estudantes do 1º ano de 16 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Os resultados apontam para uma estrutura dimensional bastante coerente com a estrutura de nove subescalas da versão original do instrumento, agrupadas nas três grandes dimensões do clima social teoricamente conceptualizadas para a avaliação de contextos educativos (relacionamento, desenvolvimento pessoal e manutenção/mudança do sistema). | por |
dc.description.sponsorship | Fundação Calouste Gulbenkian - Programa de Apoio a Projectos de Pesquisa no Domínio Educativo 2001 | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ambiente académico | por |
dc.subject | Adaptação à universidade | por |
dc.title | Ambiente académico e adaptação à Universidade: contributos para a validação da Classroom Environment Scale | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 175 | por |
oaire.citationEndPage | 193 | por |
oaire.citationConferencePlace | Guimarães, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Contextos e dinâmicas da vida académica | por |
sdum.conferencePublication | Contextos e dinâmicas da vida académica | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Soares & Almeida, 2002.pdf | 7,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |