Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11934

TítuloDisrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico
Autor(es)Rosário, Pedro
Soares, Serafim
Mourão, Rosa
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Simões, Fátima
Hernández-Pina, Fuensanta
Palavras-chaveDisrupção escolar percebida
Agressão
Distracção
Transgressão de regras
Metas escolares
Auto-regulação
Rendimento escolar
Perceived school disruption
Agression
Distraction
Breaking rules
School goals
Self-regulation
School achievement
Data2005
EditoraUniversidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação
RevistaPsicologia e Educação
Citação"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 4:1 (2005) 77-90.
Resumo(s)A literatura refere, recorrentemente, que os processos auto-regulatórios da aprendizagem são essenciais para um percurso escolar de sucesso, sugerindo também que os alunos disruptivos apresentam níveis bastante rudimentares no seu controlo, prognosticando um desempenho escolar pouco favorável. Neste trabalho, analisamos o comportamento disruptivo percebido pelos alunos dos 2.° e 3.° ciclos do Ensino Básico, e analisamos, também, a relação entre a disrupção escolar percebida, o padrão auto-regulatório e o rendimento escolar. De acordo com os resultados obtidos, a disrupção escolar percebida correlaciona-se positivamente com a auto-regulação da aprendizagem e o número de retenções. Por outro lado, decresce ao longo do percurso escolar. Estes dados sugerem a importância de os alunos desenvolverem a mestria nos processos auto-regulatórios, baixando os níveis de insucesso e a disrupção escolar.
Self-regulated learning processes are said to be crucial for school success and literature also suggests that disruptive students present very low levels of self-control which most times foretells their bad school performance. This study analyzes the perceived disruptive behaviour of students in middle school (aged between 10-14) and the association of perceived disruption, self-regulation and school achievement. According to the findings school disruption correlates to self-regulated learning and the number of school years failed. On the other side students self-regulated profiles show a decrease along school years. These findings suggest the relevance of students improving their self-regulated processes so as to lower school failure and disruption.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11934
ISSN1645-6084
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2005_disrupcao_percebida_ara_eb_pe.pdf9,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID