Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11861

TítuloAnsiedade face aos testes e auto-regulação da aprendizagem : variáveis emocionais no aprender
Autor(es)Rosário, Pedro
Soares, Serafim
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Simões, Fátima
Palavras-chaveAnsiedade face aos testes
Tensão
Pensamentos em competição
auto-eficácia
Metas escolares
Auto-regulação da aprendizagem
Rendimento escolar
Test anxiety
Tension
Self-efficacy
Learning goals
Self-regulated learning
Achievement
Data2004
RevistaPsicologia e Educação
Citação"Psicologia e Educação". ISSN 1645-6084. 3:1 (2004) 15-26.
Resumo(s)A ansiedade face aos testes constitui um motivo de preocupação crescente para todos os intervenientes no processo educativo. Este estudo pretende averiguar as relações existentes entre a ansiedade face aos testes e o processo de auto-regulação da aprendizagem dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Analisamos também a relação entre o comportamento ansiogénico e as percepções de auto-eficácia nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A amostra tomada é de 859 alunos. De acordo com os resultados obtidos, a Ansiedade face aos testes correlaciona-se positivamente com o processo de auto-regulação da aprendizagem. Por outro lado, os alunos com índices elevados de auto-eficácia apresentam um comportamento menos ansiogénico. Estes dados sugerem a importância dos alunos desenvolverem a mestria dos processos auto-regulatórios da aprendizagem, de forma a conviverem, saudavelmente, com a crescente exigência inerente à progressão no Ensino Básico. Por outro lado, evidenciam a necessidade dos educadores ajudarem os alunos no estabelecimento de objectivos concretos, realistas e avaliáveis, proporcionando, desta forma, experiências de sucesso que sustentem a vontade de aprender.
Test anxiety is a growing concern to educators as a response to a competitive society. This paper analysis the relations between Test anxiety, self-regulated learning in elementary school and also self-efficacy in Mathematic and Portuguese. In this study participated 859 students from elementary school. Test anxiety correlates positively self-regulated learning and students with higher selfefficacy show a less ansiogenic behavior. Data suggest the importance of developing self-regulated processes in the classroom in order to cope with the academic higher exigency. Also highlight teachers educational role developing students desire to learn.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11861
ISSN1645-6084
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ansiedade e auto reg - UBI 2005.pdf185,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID