Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11851

TítuloOlhares de género face à matemática: uma investigação no ensino obrigatório espanhol
Autor(es)González-Pienda, Júlio A.
Núñez Perez, José Carlos
Solano Pizarro, Paula
Silva, Elza
Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Valle, Antonio
Palavras-chaveAtitude face à matemática
Género
Sucesso escolar
Attitudes towards mathematics
Gender
School achievement
Data2006
RevistaEstudos de Psicologia
Citação"Estudos de Psicologia. Natal." ISSN 1413-294X. 11:2 (Maio/Ago. 2006) 135-141.
Resumo(s)O interesse pelo estudo das atitudes e o seu papel determinante na aprendizagem da matemática tem sido objecto de investigação há mais de 50 anos. Não obstante, actualmente, a investigação ainda se centra sobre as diferenças das atitudes das mulheres e dos homens, bem como sobre as causas de tais diferenças. No geral, os estudos realizados concluíram que, face à aprendizagem da matemática, as mulheres se percepcionam como menos competentes que os homens, embora estes estudos não sejam conclusivos. Outro dos dados emergentes sugere que, à medida que o estudante progride na escolaridade obrigatória, a atitude face à matemática vai sendo mais negativa. O presente trabalho aporta mais alguns dados sobre as diferenças nas atitudes face à matemática em função do género e do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol.
Looking at Mathematics through gender: a study in Spanish compulsory education. Studying attitudes and their important role in learning Mathematics has been one of the concerns of research over the last fifty years. Nowadays research still deals with attitudes, but a new focus of interest comes to light: studying the differences between male and female attitudes and the reasons for that. Some existing studies state that females perceive themselves as less competent than males do in learning Mathematics but those studies are still not conclusive. Data also suggest that over school years students’ attitudes grow more and more negative. The present study highlights the differences in attitudes towards Mathematics according to gender and school year in the Spanish educational context.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11851
ISSN1413-294X
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-294x
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EstPsi-2006_11-2_art2_Gonzalez-Pienda_26Cols.pdf53,89 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID