Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11845
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, António Rui | - |
dc.contributor.author | Montenegro, Nuno | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Ana Maria Baptista da Costa | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Ana Rita Baptista da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2011-03-07T15:05:58Z | - |
dc.date.available | 2011-03-07T15:05:58Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | "Psicologia & Sociedade". ISSN 0102-7182. 22:3 (2010) 587-597. | por |
dc.identifier.issn | 0102-7182 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11845 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, “burnout”, saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de “burnout” (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do “burnout” (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e “t-test” para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura. | por |
dc.description.sponsorship | (undefined) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Stress | por |
dc.subject | “Burnout” | por |
dc.subject | Saúde | por |
dc.subject | Satisfação | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Physical health | por |
dc.subject | Satisfaction | por |
dc.subject | Teaching | por |
dc.title | Stress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 587 | por |
oaire.citationEndPage | 597 | por |
oaire.citationIssue | 3 | por |
oaire.citationTitle | Psicologia & Sociedade | por |
oaire.citationVolume | 22 | por |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0102-71822010000300019 | por |
sdum.journal | Psicologia & Sociedade | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo.pdf | documento principal | 309,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |