Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11845

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, António Rui-
dc.contributor.authorMontenegro, Nuno-
dc.contributor.authorPeixoto, Ana Maria Baptista da Costa-
dc.contributor.authorPeixoto, Ana Rita Baptista da Costa-
dc.date.accessioned2011-03-07T15:05:58Z-
dc.date.available2011-03-07T15:05:58Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citation"Psicologia & Sociedade". ISSN 0102-7182. 22:3 (2010) 587-597.por
dc.identifier.issn0102-7182por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11845-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com 689 professores portugueses, a leccionarem nos terceiro ciclo e ensino secundário. Foram avaliados indicadores de stress, “burnout”, saúde física e satisfação profissional. Observaram-se valores significativos de stress ocupacional (perto de 40%), e de “burnout” (10% na exaustão emocional, 3% na baixa realização pessoal e 1% na despersonalização), vários problemas de saúde física e valores de insatisfação profissional perto dos 20%. As análises de regressão múltipla apontaram diferentes variáveis preditoras para as três dimensões do “burnout” (62% de variância explicada na exaustão emocional, 16% na realização pessoal e 13% na despersonalização). As análises discriminantes e “t-test” para amostras independentes demonstraram maior stress ocupacional nas mulheres, nos professores mais velhos, nos profissionais com vínculos profissionais mais precários, nos professores com mais horas de trabalho e com mais alunos em sala de aula. No final, apresentam-se as limitações do estudo e as implicações para a investigação futura.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectStresspor
dc.subject“Burnout”por
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPhysical healthpor
dc.subjectSatisfactionpor
dc.subjectTeachingpor
dc.titleStress ocupacional no ensino : um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundáriopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage587por
oaire.citationEndPage597por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationTitlePsicologia & Sociedadepor
oaire.citationVolume22por
dc.identifier.doi10.1590/S0102-71822010000300019por
sdum.journalPsicologia & Sociedadepor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfdocumento principal309,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID