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https://hdl.handle.net/1822/11838
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gonçalves, Artur | - |
dc.contributor.author | Jesus, António C. | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2011-03-03T16:29:31Z | - |
dc.date.available | 2011-03-03T16:29:31Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | "Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 9:nº especial (2010) 120. | por |
dc.identifier.issn | 1645-6084 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11838 | - |
dc.description.abstract | “Com o garfo cavarás a tua sepultura”. Os estudos epidemiológicos e o quadro de doenças associadas aos aspectos alimentares e nutricionais confirmam na actualidade velho aforismo de Hipócrates (Robert,1980). Assim, a escola como elemento principal da homogeneização do saber e o manual escolar como instrumento didáctico que espelha as políticas educativas e os interesses da sociedade a que se destinam, tem um papel determinante na prevenção e combate aos problemas de foro alimentar bem como na construção de padrões alimentares saudáveis. Neste âmbito, procedeu-se a uma análise comparativa da informação veiculada pelos manuais escolares de 16 países envolvidos no projecto Europeu BIOHEAD-CITIZEN, os quais, na sua generalidade, espelham os conceitos e as ideias dos programas nacionais no âmbito da Educação para a Saúde (Gonçalves, 2008). Os países envolvidos neste projecto diferem pela sua distribuição geográfica e pelo seu desenvolvimento histórico, político e sócio-cultural, sendo 12 países Europeus (Alemanha, Chipre, Estónia, Finlândia, França, Hungria, Itália, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal e Roménia), 3 Africanos (Marrocos, Moçambique e Senegal) e um do Próximo Oriente (Líbano). Os resultados, no conjunto dos 16 países, mostram que existem contextos culturais e políticas educativas diferenciadas na abordagem aos aspectos alimentares e da nutrição bem como às problemáticas a eles associadas. Sobressai ainda a importância de serem implementadas políticas activas da Promoção e Educação para a Saúde na área da alimentação e da nutrição, as quais potenciem a organização de acções de formação em “Educação para a Saúde” destinadas à comunidade escolar, aos encarregados de educação e à população em geral. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Projecto da “Análise de manuais escolares” (PTDC/CED/65224/2006), CIFPEC - unidade de investigação 644 | por |
dc.description.sponsorship | European project FP6 “Biohead-Citizen” CIT2-CT-2004-506015 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/65224/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Alimentação | por |
dc.subject | Nutrição | por |
dc.subject | Hábitos alimentares | por |
dc.subject | Manuais escolares | por |
dc.title | Análise comparativa dos aspectos alimentares em manuais escolares de 16 países | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) CIEC - Textos em atas DCILM - Revistas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Psi&Edu_Alimentacao16paises.pdf | Sumário | 221,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |