Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82422

TítuloPoesia goesa em português e o tema das bailadeiras: projecções e preconceitos nas metamorfoses do romantismo
Autor(es)Passos, Joana
Palavras-chaveLiteratura goesa
Literatura indo-portuguesa
Romantismo
Erótico
Decadentismo
Data1-Jan-2014
EditoraHúmus
CitaçãoPassos, Joana (2014), “Poesia Goesa em português e o tema das bailadeiras: projecções e preconceitos nas metamorfoses do romantismo”, in Goa Portuguesa e Pós-Colonial: Literatura, Cultura e Sociedade, (orgs.) Machado, Everton V. e Duarte D. Braga; Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, ACT 27, Ribeirão: Húmus, pp: 179-197.
Resumo(s)Este artigo analisa a influência do romantismo, e posteriormente, do modernismo, sobretudo na vertente do decadentismo, na poesia de um conjunto de autores goeses que publicaram as suas obras entre 1890 e 1930. Estas influência de movimentos da literatura ocidental é justaposta à redescoberta da identidade indiana dos autores goeses, que tentam criar uma literatura original a partir da síntese de influências literárias indianas e ocidentais. No caso do conjunto de poemas analisados, explora-se a forma como a figura da bailadeira serve para demarcar fronteiras entre as comunidades Católica e Hindu de Goa, ao mesmo tempo que se reconhece na bailadeira a figura possível para verbalizar um imaginário erótico, muito em voga na época.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82422
ISBN978-989-755-069-0
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2bailadeira.pdf981,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID