Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81499
Título: | Criatividade no Ensino Superior: Contornos de uma prática para a formação de professores |
Autor(es): | Morais, Maria de Fátima |
Palavras-chave: | Criatividade Ensino Superior Infusão curricular Formação |
Data: | 2022 |
Editora: | Artesã |
Citação: | Morais, M. F. (2022). Criatividade no Ensino Superior: Contornos de uma prática para a formação de professores. In Wechsler, S. M., Nakano, T. C., & Zavarize, S. F. (Orgs.). Criatividade: Implicações, aplicações e impacto social (pp. 307-334). Artesã |
Resumo(s): | [Excerto] Criatividade é, atualmente, uma palavra-chave na Educação. Por seu lado, o Ensino Superior se impõe como um patamar de formação para a excelência, a liderança e a especialização nos mais variados contextos profissionais. A sensibilização e o treino, face a competências criativas nos futuros profissionais (alunos universitários), tornam-se cada vez mais uma necessidade social e pessoal. Após centrar o conceito de criatividade em causa no capítulo e sua relevância para o contexto educativo, ele descreve exemplos de uma prática na formação de educadores. Nessa prática, os alunos programam aulas que, em simultâneo, integram conhecimentos curriculares e desenvolvem processos criativos. Alguns resultados descritivos são ainda apresentados e, sobretudo, refletidos no sentido dessa prática se expandir. O impacto social da experiência passa, necessariamente, pela permissão que um exercício criativo atual tem na sensibilização e na prática de criatividade futura em diferentes contextos educativos. O Ensino Superior mostra, assim, um convite explícito à inovação no futuro profissional. [...] |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81499 |
ISBN: | 978-85-7074-062-5 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cap livro criatividade.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |