Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81499
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Maria de Fátima | por |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T14:12:58Z | - |
dc.date.available | 2023-01-03T14:12:58Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Morais, M. F. (2022). Criatividade no Ensino Superior: Contornos de uma prática para a formação de professores. In Wechsler, S. M., Nakano, T. C., & Zavarize, S. F. (Orgs.). Criatividade: Implicações, aplicações e impacto social (pp. 307-334). Artesã | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-7074-062-5 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/81499 | - |
dc.description.abstract | [Excerto] Criatividade é, atualmente, uma palavra-chave na Educação. Por seu lado, o Ensino Superior se impõe como um patamar de formação para a excelência, a liderança e a especialização nos mais variados contextos profissionais. A sensibilização e o treino, face a competências criativas nos futuros profissionais (alunos universitários), tornam-se cada vez mais uma necessidade social e pessoal. Após centrar o conceito de criatividade em causa no capítulo e sua relevância para o contexto educativo, ele descreve exemplos de uma prática na formação de educadores. Nessa prática, os alunos programam aulas que, em simultâneo, integram conhecimentos curriculares e desenvolvem processos criativos. Alguns resultados descritivos são ainda apresentados e, sobretudo, refletidos no sentido dessa prática se expandir. O impacto social da experiência passa, necessariamente, pela permissão que um exercício criativo atual tem na sensibilização e na prática de criatividade futura em diferentes contextos educativos. O Ensino Superior mostra, assim, um convite explícito à inovação no futuro profissional. [...] | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Artesã | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PT | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Infusão curricular | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.title | Criatividade no Ensino Superior: Contornos de uma prática para a formação de professores | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 307 | por |
oaire.citationEndPage | 334 | por |
oaire.citationConferencePlace | Belo Horizonte, Brasil | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
sdum.bookTitle | Criatividade: Implicações, aplicações e impacto social | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cap livro criatividade.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |