Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80482
Título: | Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora |
Outro(s) título(s): | Vocabulary and listening comprehension: effects on reading comprehension intervention program |
Autor(es): | Mendes, Maria Ribeiro |
Orientador(es): | Cadime, Irene Maria Dias Ribeiro, Iolanda |
Palavras-chave: | Compreensão de leitura Compreensão oral Intervenção Vocabulário Intervention Listening comprehension Reading comprehension Vocabulary |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A compreensão da leitura é a base para a obtenção de conhecimento nas diferentes disciplinas, consistindo num importante indicador da aprendizagem e do percurso escolar. A compreensão oral e o vocabulário são preditores importantes que têm contribuído para a compreensão da leitura, sendo também relevantes para a descrição e explicação das diferenças individuais. O objetivo principal deste estudo foi investigar em que medida os efeitos de um programa de intervenção na compreensão da leitura são influenciados pelo nível de desempenho inicial no vocabulário e compreensão oral. A amostra é composta por 90 crianças do 3º ano de escolaridade. Administrou-se o Subteste Vocabulário da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças, o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral-Narrativo e o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-Narrativo. Os resultados indicaram que as mudanças na compreensão da leitura não foram influenciadas pelo vocabulário e compreensão oral. São discutidos os resultados analisando-se as implicações para a intervenção na compreensão da leitura. Reading comprehension is the basis for obtaining knowledge in different subjects, consisting of an important indicator of learning and school path. Listening comprehension and vocabulary are important predictors that have contributed to reading comprehension and are also relevant to the description and explanation of individual differences. This study aims to investigate what extent the effects of an intervention program on reading comprehension are influenced by the level of initial performance in vocabular and listening comprehension. The sample of this study is composed of 90 students from the third grade. The Wisc Vocabulary Subtest, Test of Reading Comprehension of Oral Texts and Test of Reading Comprehension of Narrative Texts were applied. Results indicated that changes in reading comprehension were not influenced by vocabulary and listening comprehension. The results are discussed and limitations of the study as well as guidelines for future research are presented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80482 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_MariaMendesA78331.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons