Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80482

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.authorMendes, Maria Ribeiropor
dc.date.accessioned2022-11-08T09:14:29Z-
dc.date.available2022-11-08T09:14:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80482-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractA compreensão da leitura é a base para a obtenção de conhecimento nas diferentes disciplinas, consistindo num importante indicador da aprendizagem e do percurso escolar. A compreensão oral e o vocabulário são preditores importantes que têm contribuído para a compreensão da leitura, sendo também relevantes para a descrição e explicação das diferenças individuais. O objetivo principal deste estudo foi investigar em que medida os efeitos de um programa de intervenção na compreensão da leitura são influenciados pelo nível de desempenho inicial no vocabulário e compreensão oral. A amostra é composta por 90 crianças do 3º ano de escolaridade. Administrou-se o Subteste Vocabulário da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças, o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral-Narrativo e o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-Narrativo. Os resultados indicaram que as mudanças na compreensão da leitura não foram influenciadas pelo vocabulário e compreensão oral. São discutidos os resultados analisando-se as implicações para a intervenção na compreensão da leitura.por
dc.description.abstractReading comprehension is the basis for obtaining knowledge in different subjects, consisting of an important indicator of learning and school path. Listening comprehension and vocabulary are important predictors that have contributed to reading comprehension and are also relevant to the description and explanation of individual differences. This study aims to investigate what extent the effects of an intervention program on reading comprehension are influenced by the level of initial performance in vocabular and listening comprehension. The sample of this study is composed of 90 students from the third grade. The Wisc Vocabulary Subtest, Test of Reading Comprehension of Oral Texts and Test of Reading Comprehension of Narrative Texts were applied. Results indicated that changes in reading comprehension were not influenced by vocabulary and listening comprehension. The results are discussed and limitations of the study as well as guidelines for future research are presented.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectCompreensão de leiturapor
dc.subjectCompreensão oralpor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectVocabuláriopor
dc.subjectInterventionpor
dc.subjectListening comprehensionpor
dc.subjectReading comprehensionpor
dc.subjectVocabularypor
dc.titleVocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitorapor
dc.title.alternativeVocabulary and listening comprehension: effects on reading comprehension intervention programpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202832074por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_MariaMendesA78331.pdf1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID