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https://hdl.handle.net/1822/80073
Título: | Potencialidades de um dispositivo de formação sobre violências e dependências |
Outro(s) título(s): | Potentials of a training device on violence and dependencies |
Autor(es): | Esteves, Andreia Teixeira, Andreia Moreira, Maria Teixeira, Vitor Vilaça, Teresa Barros, Duarte |
Palavras-chave: | Competências pessoais Dependências Violências Personal skills Dependencies Violence |
Data: | 2021 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Esteves A., Teixeira A., Moreira, M., Teixeira V., Vilaça, T., & Barros, D. (2021). Potencialidades de um Dispositivo de Formação sobre Violências e Dependências. In T.Vilaça & I.C. Viana (Orgs.). Formação, Mediação e Supervisão: Desafios, Desigualdades, Emergências e Respostas em tempos de Covid-19 (pp.99-118). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho. |
Resumo(s): | A educação para a saúde é crucial para a capacitação das pessoas para agirem no sentido de controlarem os determinantes da sua saúde e da saúde da sociedade onde vivem. Estas intervenções devem ter lugar em múltiplos contextos como a escola, o trabalho e outras instituições educativas. As intervenções devem ser realizadas por organismos educacionais e profissionais. Desta forma, a educação para a saúde tem-se mostrado eficiente no que toca à prevenção e reeducação para evitar conflitos e problemas sociais. Neste contexto, no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade contra a Sida”, foi feito um diagnóstico de necessidades de formação numa turma de 7º ano de escolaridade, de uma Escola Básica situada em Guimarães, que fez surgir o seguinte problema de investigação e intervenção: Como evoluem as competências pessoais e o conhecimento dos alunos ao longo do projeto sobre bullying, cyberbullying, violência no namoro e dependências? Os dados para a avaliação da intervenção foram reunidos utilizando um inquérito por questionário inicial para aprofundar o levantamento de necessidades e a observação participante com a escrita de diários de bordo. Health education is crucial when it comes to empowering people to learn throughout their lives, preparing for all stages of their evolution, and combating social problems. These interventions must take place in multiple contexts such as school, work, and other educational institutions. Interventions must be carried out by educational and professional bodies. Thus, health education has been shown to be efficient in terms of prevention and re-education to avoid conflicts and social problems. In this context, within the scope of the Portuguese Peer Education Project of the Portuguese Foundation “The Community against AIDS”, a diagnosis of training needs was made in a class in the 7th year of schooling, at the School located in Guimarães, which brought up the following research and intervention problem: How do students' personal skills and knowledge evolve over the course of the project on bullying, cyberbullying, violence in relationships and addictions? The information for the evaluation of the intervention was gathered using an initial questionnaire survey to deepen the needs assessment and participant observation with the writing of logbooks. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80073 |
ISBN: | 978-972-8952-76-1 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Esteves, Teixeira, Moreira, Teixeira, Vilaça, & Barros (2021)_capítulo.pdf | Potencialidades de um dispositivo de formação sobre violências e dependências | 1,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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