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https://hdl.handle.net/1822/80062
Título: | Perceção de alunos sobre casos de discriminação, direitos e estruturas sociais de suporte a migrantes |
Outro(s) título(s): | Student perceptions about discrimination cases, rights and social structures to support migrants |
Autor(es): | Pereira, Cidália Silva Vilaça, Teresa Cunha, Alexandra Isabel |
Palavras-chave: | Inclusão Social Migrantes Discriminação Social inclusion immigrants Ethnic groups |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Pereira, C.S., Vilaça, T., & Cunha, A. I. (2020). Perceção de alunos sobre casos de discriminação, direitos e estruturas sociais de suporte amigarntes. In Viana, I.C., & Vilaça, M.T. (Org.), Formação, Mediação e Supervisão: Contextos responsáveis pela promoção sustentável decomunidades pacíficas e inclusivas (pp.312-327). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação,Universidade do Minho. |
Resumo(s): | Atualmente, verificamos que as questões relacionadas com a diversidade cultural, mobilidade das populações e das relações interculturais são de superior importância no contexto do mundo globalizado e estão no centro da preocupação da maioria dos Estados, vindo a colocar enormes desafios à sociedade e às estratégias e políticas nos diferentes sectores. O artigo 21.º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia reconhece o direito a não sofrer discriminação em razão, designadamente, da raça, da origem étnica ou social, da religião ou de convicções, opiniões políticas ou outras. Neste contexto, este estudo visa investigar a perceção de alunos do 10.º ano sobre casos de discriminação e direitos de migrantes. Este capítulo mostra parte dos resultados da validação de um inquérito por questionário que integra um conjunto de instrumentos no âmbito do projeto de estágio de intervenção e investigação "A Mediação Intercultural como Alternativa de Resposta aos Desafios no Serviço Social de uma Câmara Municipal", do Mestrado em Educação - Área de Especialização em Mediação Educacional da Universidade do Minho. Dos 16 alunos do 10.º ano de escolaridade inquiridos, a maior parte identificou alguns casos de discriminação e mostrou alguma consciência sobre os direitos dos migrantes, apesar de desconhecer a maior parte das estruturas de suporte do Município onde foi realizado o estudo. Estes resultados, apesar das limitações do estudo, sugerem que é importante envolver a comunidade escolar no promoção de estratégias de ação de não discriminação destas comunidades, nomeadamente no seu suporte social e encaminhamento para as estruturas Municipais formais de apoio. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80062 |
ISBN: | 978-972-8952-65-5 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Pereira, Vilaça, & Cunha(2020)_capitulo.pdf | Perceção de alunos sobre casos de discriminação, direitos e estruturas sociais de suporte a migarntes | 2,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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