Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80059

TítuloTransforma-te connosco, transforma o mundo: Construir relações interpessoais positivas na prevenção de comportamentos de risco na escola
Outro(s) título(s)Transform yourself with us, transform the world: Building positive interpersonal relationships in preventing risk behaviours at school
Autor(es)Gomes, Andreia
Peixoto, Bruna
Faria, Carla
Araújo, Juliana
Vilaça, Teresa
Barros, Duarte
Palavras-chaveMediação transformativa
Bullying
Relações interpessoais
transformative mediation
Bullying
interpersonal relationships
Data2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoGomes, A., Peixoto, B., Faria, C., Araújo, J., Vilaça, T., & Barros, D. (2020). Transforma-te connosco, transforma o mundo: Construirrelações interpessoais positivas na prevenção de comportamentos de risco na escola. In Viana, I.C., & Vilaça, M.T. (Org.), Formação,Mediação e Supervisão: Contextos responsáveis pela promoção sustentável de comunidades pacíficas e inclusivas (pp. 98-117). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Resumo(s)A mediação transformativa procura abordar níveis mais profundos da vida social, e o seu maior valor reside no potencial que tem, não apenas para encontrar soluções para os problemas das pessoas, mas para mudar as próprias pessoas, no meio do conflito, possuindo o poder de mudar a maneira como as pessoas se comportam não apenas em relação ao adversário em um conflito específico, mas também no seu dia-a-dia, isto é, a mediação pode transformar os indivíduos. Assim, a mediação transformativa tem-se mostrado eficaz na prevenção e (re)educação para a prevenção de conflitos/dilemas/problemas sociais. Ao transformar estaremos a prevenir de forma simultânea. Neste contexto, no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade contra a Sida”, foi feito um diagnóstico de necessidades de formação numa turma de 7º ano de escolaridade, de uma Escola Básica e Secundária do concelho de Guimarães, que fez emergir o seguinte problema de investigação e intervenção: Quais são as potencialidades de um projeto de mediação transformativa na prevenção de comportamentos de risco, na prevenção do bullying e no desenvolvimento de competências pessoais e sociais? Os dados para a avaliação da intervenção foram recolhidos utilizando um inquérito por questionário inicial para aprofundar o levantamento de necessidades e a observação participante com escrita de diários de bordo. Os resultados revelam as potencialidades da mediação transformativa no desenvolvimento de competências na maior parte dos participantes para comunicarem assertivamente com os seus pares, aumentarem a autoestima, aumentarem o conhecimento sobre o bullying e sobre os comportamentos de risco, e pensarem criativamente em estratégias de ação para os prevenir.
Transformative mediation seeks to address deeper levels of social life and its greatest value lies in its potential, not only to find solutions to people's problems, but to change people in the midst of a conflict, having the power to change the way in which people behave not only in relation to the adversary in a specific conflict, but also in their daily lives, which means that mediation can transform individuals. Thus, transformative mediation has been shown to be effective in preventing and (re) educating for the prevention of conflicts / dilemmas / social problems. By transforming we will be preventing simultaneously. In this context, within the scope of the Portuguese Peer Education Project of the Portuguese Foundation “The Community against AIDS”, a diagnosis of training needs was made in a class of the 7th grade, from a Preparatory and Secondary School in the municipality of Guimarães, which made the following research and intervention problem emerges: What are the potentials of a transformative mediation project in the prevention of risky behaviours, bullying prevention and the development of personal and social skills? The data for the evaluation of the intervention were collected using an initial questionnaire to deepen the needs assessment and participant observation with writing logbooks. The results reveal the potential of transformative mediation in the development of skills in most participants to communicate assertively with their peers, increase self-esteem, increase knowledge about bullying and risky behaviours, and think creatively about action strategies to prevent them.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80059
ISBN978-972-8952-65-5
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gomes, Peixoto, Faria, Araújo, Vilaça, & Barros (2020)_capitulo.pdfConstruirrelações interpessoais positivas na prevenção de comportamentos de risco na escola1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID