Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79942

TítuloTrabalho infantil por conta de outrem
Autor(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveInfância
Trabalho infantil
Crianças trabalhadoras
Intervenção social
Data2008
EditoraMinistério do Trabalho e da Solidariedade Social. Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI)
CitaçãoSarmento, Manuel Jacinto (2008). “Trabalho Infantil por Conta de Outrem – texto de tese in Coelho, Fernando e Sarmento, Manuel Jacinto (Coord.). Trabalho Infantil por Conta de Outrem. Lisboa. PETI/Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (7-22)
Resumo(s)As crianças trabalham, na escola, em casa, em fábricas e nos campos. Algumas das atividades laborais das crianças, mesmo não sendo reconhecidas como tal, são legítimas e até obrigatórias. É o caso do trabalho escolar. Outras são feitas sob condição de exploração. Este capítulo procura definir os termos em que o trabalho das crianças deve ser considerado ilegítimo e, por tanto, objeto de intervenção social, nomeadamente quando exercido por conta de outrem, no âmbito de cadeias produtivas que não respeitam os direitos da criança e obrigam os mais novos à sujeição da condição salarial, usualmente sem direitos de representação nem de exercício do trabalho com dignidade.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79942
ISBN978-989-95739-0-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sarmento, 2008 TRABALHO INFANTIL POR CONTA DE OUTREM.PDF4,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID