Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78845

TítuloLiteracia mediática para a saúde em adolescentes: da concetualização às metodologias de investigação
Autor(es)Pinto, Diana Patrícia Pires
Pereira, Sara
Palavras-chaveLiteracia
Media
Saúde
Adolescentes
Data2013
EditoraUniversitat Oberta de Catalunya
CitaçãoPinto, D., & Pereira, S. (2013). Literacia mediática para a saúde em adolescentes: da concetualização às metodologias de investigação. Atas do II Congreso Internacional Educación Mediática y Competencia Digital: Ludoliteracy, Creación Colectiva y Aprendizajes (pp.341-352). Barcelona. https://www.uoc.edu/portal/es/symposia/congreso_ludoliteracy2013/programa/ACTAS_EDUMED_2013.pdf
Resumo(s)Numa sociedade crescentemente mediatizada, é cada vez mais reconhecida a importância da comunicação na área da saúde, constituindo este um campo de investigação muito vasto e complexo. A investigação descreve os media como uma poderosa fonte de informação, com impacto na saúde das pessoas em geral e dos adolescentes em particular. No entanto, a literatura não é consensual quanto à prevalência dos efeitos negativos ou positivos dos media na saúde dos jovens, embora a maior parte dos estudos enfatize a lacuna no conhecimento acerca da literacia mediática e a sua relação com a saúde. Neste sentido, o presente trabalho propõe uma investigação acerca dos meios de comunicação e da literacia mediática para a saúde em adolescentes, um processo determinante nos comportamentos de saúde dos mesmos e que se encontra sob influência de fatores pessoais e sociais. O estudo empírico deste projeto encontra-se dividido em duas partes. A primeira, de cariz quantitativo, pretende recolher informação sobre os meios de informação, a literacia (mediática) e os agentes interpessoais e mediáticos relativos à comunicação para a saúde dos adolescentes. A segunda pretende aproveitar o potencial da abordagem qualitativa para aprofundar o conhecimento acerca das perceções e crenças dos adolescentes, relativamente aos recursos mediáticos de informação para a saúde e ao seu impacto nos comportamentos de saúde/risco. Concretizando, para além do conhecimento aprofundado desta temática no âmbito das ciências da comunicação, este estudo tem o potencial de servir de base a novas abordagens de promoção da saúde e/ou prevenção dos comportamentos de risco dos adolescentes. Com efeito, esta comunicação pretende a reflexão e a discussão aprofundadas sobre o novo conceito de Literacia Mediática para a Saúde e metodologias de investigação inerentes.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78845
ISBN978-849-39995-7-5
Versão da editorahttps://www.uoc.edu/portal/es/symposia/congreso_ludoliteracy2013/programa/ACTAS_EDUMED_2013.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings


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