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https://hdl.handle.net/1822/78845
Título: | Literacia mediática para a saúde em adolescentes: da concetualização às metodologias de investigação |
Autor(es): | Pinto, Diana Patrícia Pires Pereira, Sara |
Palavras-chave: | Literacia Media Saúde Adolescentes |
Data: | 2013 |
Editora: | Universitat Oberta de Catalunya |
Citação: | Pinto, D., & Pereira, S. (2013). Literacia mediática para a saúde em adolescentes: da concetualização às metodologias de investigação. Atas do II Congreso Internacional Educación Mediática y Competencia Digital: Ludoliteracy, Creación Colectiva y Aprendizajes (pp.341-352). Barcelona. https://www.uoc.edu/portal/es/symposia/congreso_ludoliteracy2013/programa/ACTAS_EDUMED_2013.pdf |
Resumo(s): | Numa sociedade crescentemente mediatizada, é cada vez mais reconhecida a importância da comunicação na área da saúde, constituindo este um campo de investigação muito vasto e complexo. A investigação descreve os media como uma poderosa fonte de informação, com impacto na saúde das pessoas em geral e dos adolescentes em particular. No entanto, a literatura não é consensual quanto à prevalência dos efeitos negativos ou positivos dos media na saúde dos jovens, embora a maior parte dos estudos enfatize a lacuna no conhecimento acerca da literacia mediática e a sua relação com a saúde. Neste sentido, o presente trabalho propõe uma investigação acerca dos meios de comunicação e da literacia mediática para a saúde em adolescentes, um processo determinante nos comportamentos de saúde dos mesmos e que se encontra sob influência de fatores pessoais e sociais. O estudo empírico deste projeto encontra-se dividido em duas partes. A primeira, de cariz quantitativo, pretende recolher informação sobre os meios de informação, a literacia (mediática) e os agentes interpessoais e mediáticos relativos à comunicação para a saúde dos adolescentes. A segunda pretende aproveitar o potencial da abordagem qualitativa para aprofundar o conhecimento acerca das perceções e crenças dos adolescentes, relativamente aos recursos mediáticos de informação para a saúde e ao seu impacto nos comportamentos de saúde/risco. Concretizando, para além do conhecimento aprofundado desta temática no âmbito das ciências da comunicação, este estudo tem o potencial de servir de base a novas abordagens de promoção da saúde e/ou prevenção dos comportamentos de risco dos adolescentes. Com efeito, esta comunicação pretende a reflexão e a discussão aprofundadas sobre o novo conceito de Literacia Mediática para a Saúde e metodologias de investigação inerentes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78845 |
ISBN: | 978-849-39995-7-5 |
Versão da editora: | https://www.uoc.edu/portal/es/symposia/congreso_ludoliteracy2013/programa/ACTAS_EDUMED_2013.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013_Pinto_Pereira_Literacia Mediática para a Saúde dos adolescentes - da concetualização às metodologias de investigação.pdf | 728,21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |