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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Diana Patrícia Pirespor
dc.contributor.authorPereira, Sarapor
dc.date.accessioned2022-07-19T15:33:49Z-
dc.date.available2022-07-19T15:33:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPinto, D., & Pereira, S. (2013). Literacia mediática para a saúde em adolescentes: da concetualização às metodologias de investigação. Atas do II Congreso Internacional Educación Mediática y Competencia Digital: Ludoliteracy, Creación Colectiva y Aprendizajes (pp.341-352). Barcelona. https://www.uoc.edu/portal/es/symposia/congreso_ludoliteracy2013/programa/ACTAS_EDUMED_2013.pdfpor
dc.identifier.isbn978-849-39995-7-5por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78845-
dc.description.abstractNuma sociedade crescentemente mediatizada, é cada vez mais reconhecida a importância da comunicação na área da saúde, constituindo este um campo de investigação muito vasto e complexo. A investigação descreve os media como uma poderosa fonte de informação, com impacto na saúde das pessoas em geral e dos adolescentes em particular. No entanto, a literatura não é consensual quanto à prevalência dos efeitos negativos ou positivos dos media na saúde dos jovens, embora a maior parte dos estudos enfatize a lacuna no conhecimento acerca da literacia mediática e a sua relação com a saúde. Neste sentido, o presente trabalho propõe uma investigação acerca dos meios de comunicação e da literacia mediática para a saúde em adolescentes, um processo determinante nos comportamentos de saúde dos mesmos e que se encontra sob influência de fatores pessoais e sociais. O estudo empírico deste projeto encontra-se dividido em duas partes. A primeira, de cariz quantitativo, pretende recolher informação sobre os meios de informação, a literacia (mediática) e os agentes interpessoais e mediáticos relativos à comunicação para a saúde dos adolescentes. A segunda pretende aproveitar o potencial da abordagem qualitativa para aprofundar o conhecimento acerca das perceções e crenças dos adolescentes, relativamente aos recursos mediáticos de informação para a saúde e ao seu impacto nos comportamentos de saúde/risco. Concretizando, para além do conhecimento aprofundado desta temática no âmbito das ciências da comunicação, este estudo tem o potencial de servir de base a novas abordagens de promoção da saúde e/ou prevenção dos comportamentos de risco dos adolescentes. Com efeito, esta comunicação pretende a reflexão e a discussão aprofundadas sobre o novo conceito de Literacia Mediática para a Saúde e metodologias de investigação inerentes.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversitat Oberta de Catalunyapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectMediapor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectAdolescentespor
dc.titleLiteracia mediática para a saúde em adolescentes: da concetualização às metodologias de investigaçãopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.uoc.edu/portal/es/symposia/congreso_ludoliteracy2013/programa/ACTAS_EDUMED_2013.pdfpor
dc.commentsPartilhar com "Departamento de Ciências da Comunicação"por
oaire.citationConferenceDate14-15 Nov.2013por
sdum.event.titleII Congreso Internacional Educación Mediática y Competencia Digitalpor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage341por
oaire.citationEndPage352por
oaire.citationConferencePlaceBarcelona, Espanhapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationAtas do II Congreso Internacional Educación Mediática y Competencia Digital: Ludoliteracy, Creación Colectiva y Aprendizajespor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings


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