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https://hdl.handle.net/1822/77931
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lusquinhos, Leonel | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.editor | Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da | por |
dc.contributor.editor | Venturi, Tiago | por |
dc.date.accessioned | 2022-05-26T12:07:44Z | - |
dc.date.available | 2022-05-26T12:07:44Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Lusquinhos, L. & Carvalho, G.S. (2022). Educação e promoção da saúde em meio escolar: contributos dos setores da educação e da saúde. In: Silva, R.A.R. & Venturi, T. (Org.) Pesquisas, Vivências e Práticas de Educação em Saúde na Escola. Chapecó: UFFS Editora, p.120-134 | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-86545-74-6 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/77931 | - |
dc.description.abstract | As escolas têm vindo a ser consideradas por diversas instituições internacionais (como a OMS - Organização Mundial da Saúde, a UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, ou a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como ambientes favoráveis à promoção da saúde das crianças e jovens, contribuindo, assim, não só para a promoção da saúde, mas também para a melhoria dos resultados escolares dos alunos (IUHPE, 2009). Neste sentido, nas últimas décadas têm-se vindo a desenvolver, a nível nacional, regional ou local, diversos programas com estratégias de uma abordagem global da escola, reconhecendo que todos os aspetos da vida da comunidade escolar são potencialmente relevantes para a promoção da saúde dos agentes escolares: alunos, professores e funcionários não docentes. Assim, foi-se tornando cada vez mais evidente que a promoção da saúde em meio escolar vai bastante mais para além das clássicas aulas de educação para a saúde, lecionadas em disciplinas como a biologia ou a educação física, previstas nos programas escolares. Tais estratégias implicam o desenho de planos estruturados e sistematizados conducentes à melhoria da saúde de todos os agentes escolares. Neste sentido, em Portugal, o sector da saúde (através da Direcção-Geral da Saúde) e o sector da educação (através da Direção Geral de Educação) acordaram os objetivos e estratégias para a implementação de EPS no país, tendo desta forma, Portugal aderido em 1994 à rede europeia ENHPS (“European Network of Health Promoting Schools”) com apenas dez escolas piloto e quatro centros de saúde (FARIA; CARVALHO, 2004). A partir de 1997 procedeu-se ao alargamento (FARIA; CARVALHO, 2004) e, atualmente, segundo a sucessora organização europeia SHE (“Schools for Health in Europe”), todas as escolas portuguesas do ensino básico e secundário são consideradas Escolas Promotoras de Saúde (SHE, 2013). O presente estudo (i) analisa as diretrizes ministeriais de ambos os ministérios da educação e da saúde, (ii) verifica se se existe articulação entre as diretrizes dos dois sectores e (iii) avalia até que ponto tais diretrizes vão ao encontro do que é preconizado internacionalmente para as EPS. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Escola promotora de saúde | por |
dc.subject | Educação para a Saúde | por |
dc.title | Educação e promoção da saúde em meio escolar: contributos dos setores da educação e da saúde | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.uffs.edu.br/institucional/reitoria/editora-uffs/pesquisas_vivencias_e_praticas_de_educacao_em_saude_na_escola-1 | por |
oaire.citationStartPage | 120 | por |
oaire.citationEndPage | 134 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Pesquisas, vivências e práticas de educação em saúde na escola | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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