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https://hdl.handle.net/1822/77431
Título: | Contribuições para integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior pedagógico em Angola |
Outro(s) título(s): | Contributions to the integration of information and communication technologies in pedagogical higher education in Angola |
Autor(es): | Manuel, Eugénio José |
Orientador(es): | Osório, António José |
Palavras-chave: | Ambientes virtuais de aprendizagem Competências digitais Ensino Superior Pedagógico Métodos activos Modelos de integração das TIC na educação Active methods Digital competences Models of ICT integration in education Pedagogical Higher Education Virtual learning environments |
Data: | 25-Mar-2022 |
Resumo(s): | As potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação são amplamente
conhecidas e estão na base de transformações verificadas na educação nos últimos tempos. Para
qualquer país que pretenda melhorar o seu sistema educativo, existem na literatura modelos que ajudam
a ultrapassar os obstáculos para a implementação das TIC nas instituições de ensino e para a formação
de professores em competências digitais. Ora, no contexto angolano, os desafios são vários e estão na
base desta investigação que pretende contribuir para a integração das TIC na educação. O estudo tem
como propósito caracterizar o estado actual de integração das TIC no ensino superior pedagógico e
propor um modelo de referência adequado ao contexto educativo angolano. A estratégia de investigação
adoptada assenta em métodos mistos, consubstanciada por um levantamento sobre o nível de
implementação das TIC nas instituições de ensino superior pedagógico e a realização de duas
intervenções académicas e pedagógicas na modalidade b-learning com suporte da plataforma Google
Classroom nas referidas instituições. Os instrumentos de recolha de dados do tipo qualitativo e
quantitativo incluem questionário, análise documental, observação participativa e entrevista. Para o
tratamento dos dados, foram utilizadas técnicas de análise estatística e de conteúdo. Os resultados da
investigação na dimensão política de TIC na educação em Angola, revelam ausência de regulamentação
específica para o ensino superior pedagógico. Na dimensão infra-estrutura, os resultados mostram
fragilidades nas condições tecnológicas existentes nas instituições, carecendo de actualização. Já na
dimensão formação em competências digitais, não fica evidente a existência de estratégia ou programa
para formação de professores e estudantes para a inclusão das TIC na prática pedagógica. Enquanto,
na dimensão inovação curricular e experiência em Ensino à Distância (EaD) online, o nível de
incorporação de conteúdos de TIC nos programas dos cursos de graduação é aceitável, embora os
docentes e estudantes tenham apresentado um fraco domínio do EaD online. Assim, os resultados
evidenciam a possibilidade de desenvolvimento e introdução de tecnologias digitais na formação de
professores em vários níveis e sugerem a exploração dos referenciais teóricos validados na literatura de
especialidade para elaboração de um programa de TIC na educação em Angola. The potential of Information and Communication Technology (ICT) in education is widely known and underlies transformations that have taken place in education in recent times. For any country that wants to improve its education system, there are models in the literature that help to overcome the obstacles to the implementation of ICT in educational institutions and for the training of teachers in digital skills. However, in the Angolan context, there are several challenges and they are the basis of this research that aims to contribute to the integration of ICT in education. The purpose of the study is to characterize the current state of integration of ICT in pedagogical higher education and to propose a reference model suitable for the Angolan educational context. The research strategy adopted is based on a mixed-methods, substantiated by a survey on the level of implementation of ICT in pedagogical higher education institutions and the realization of two academic and pedagogical interventions in the b-learning modality supported by the Google Classroom platform in the aforementioned institutions. The qualitative and quantitative data collection instruments include a questionnaire, document analysis, participatory observation and interview. For data processing, statistical and content analysis techniques were used. The results of research on the political dimension of ICT in education in Angola reveal the absence of specific regulations for pedagogical higher education. In the infrastructure dimension, the results show weaknesses in the existing technological conditions in the institutions, in need of updating. In terms of training in digital skills, the existence of a strategy or program for training teachers and students for the inclusion of ICT in pedagogical practice is not evident. While, in terms of curriculum innovation and experience in online distance education, the level of incorporation of ICT content in undergraduate programs is acceptable, although teachers and students have shown a weak mastery of online distance education. Thus, the results show the possibility of developing and introducing digital technologies in teacher training at various levels and suggest the exploration of theoretical references validated in the specialized literature for the elaboration of an ICT program in education in Angola. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77431 |
Acesso: | Acesso aberto |
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