Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77431

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António Josépor
dc.contributor.authorManuel, Eugénio Josépor
dc.date.accessioned2022-05-04T13:35:26Z-
dc.date.available2022-05-04T13:35:26Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77431-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractAs potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação são amplamente conhecidas e estão na base de transformações verificadas na educação nos últimos tempos. Para qualquer país que pretenda melhorar o seu sistema educativo, existem na literatura modelos que ajudam a ultrapassar os obstáculos para a implementação das TIC nas instituições de ensino e para a formação de professores em competências digitais. Ora, no contexto angolano, os desafios são vários e estão na base desta investigação que pretende contribuir para a integração das TIC na educação. O estudo tem como propósito caracterizar o estado actual de integração das TIC no ensino superior pedagógico e propor um modelo de referência adequado ao contexto educativo angolano. A estratégia de investigação adoptada assenta em métodos mistos, consubstanciada por um levantamento sobre o nível de implementação das TIC nas instituições de ensino superior pedagógico e a realização de duas intervenções académicas e pedagógicas na modalidade b-learning com suporte da plataforma Google Classroom nas referidas instituições. Os instrumentos de recolha de dados do tipo qualitativo e quantitativo incluem questionário, análise documental, observação participativa e entrevista. Para o tratamento dos dados, foram utilizadas técnicas de análise estatística e de conteúdo. Os resultados da investigação na dimensão política de TIC na educação em Angola, revelam ausência de regulamentação específica para o ensino superior pedagógico. Na dimensão infra-estrutura, os resultados mostram fragilidades nas condições tecnológicas existentes nas instituições, carecendo de actualização. Já na dimensão formação em competências digitais, não fica evidente a existência de estratégia ou programa para formação de professores e estudantes para a inclusão das TIC na prática pedagógica. Enquanto, na dimensão inovação curricular e experiência em Ensino à Distância (EaD) online, o nível de incorporação de conteúdos de TIC nos programas dos cursos de graduação é aceitável, embora os docentes e estudantes tenham apresentado um fraco domínio do EaD online. Assim, os resultados evidenciam a possibilidade de desenvolvimento e introdução de tecnologias digitais na formação de professores em vários níveis e sugerem a exploração dos referenciais teóricos validados na literatura de especialidade para elaboração de um programa de TIC na educação em Angola.por
dc.description.abstractThe potential of Information and Communication Technology (ICT) in education is widely known and underlies transformations that have taken place in education in recent times. For any country that wants to improve its education system, there are models in the literature that help to overcome the obstacles to the implementation of ICT in educational institutions and for the training of teachers in digital skills. However, in the Angolan context, there are several challenges and they are the basis of this research that aims to contribute to the integration of ICT in education. The purpose of the study is to characterize the current state of integration of ICT in pedagogical higher education and to propose a reference model suitable for the Angolan educational context. The research strategy adopted is based on a mixed-methods, substantiated by a survey on the level of implementation of ICT in pedagogical higher education institutions and the realization of two academic and pedagogical interventions in the b-learning modality supported by the Google Classroom platform in the aforementioned institutions. The qualitative and quantitative data collection instruments include a questionnaire, document analysis, participatory observation and interview. For data processing, statistical and content analysis techniques were used. The results of research on the political dimension of ICT in education in Angola reveal the absence of specific regulations for pedagogical higher education. In the infrastructure dimension, the results show weaknesses in the existing technological conditions in the institutions, in need of updating. In terms of training in digital skills, the existence of a strategy or program for training teachers and students for the inclusion of ICT in pedagogical practice is not evident. While, in terms of curriculum innovation and experience in online distance education, the level of incorporation of ICT content in undergraduate programs is acceptable, although teachers and students have shown a weak mastery of online distance education. Thus, the results show the possibility of developing and introducing digital technologies in teacher training at various levels and suggest the exploration of theoretical references validated in the specialized literature for the elaboration of an ICT program in education in Angola.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempor
dc.subjectCompetências digitaispor
dc.subjectEnsino Superior Pedagógicopor
dc.subjectMétodos activospor
dc.subjectModelos de integração das TIC na educaçãopor
dc.subjectActive methodspor
dc.subjectDigital competencespor
dc.subjectModels of ICT integration in educationpor
dc.subjectPedagogical Higher Educationpor
dc.subjectVirtual learning environmentspor
dc.titleContribuições para integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior pedagógico em Angolapor
dc.title.alternativeContributions to the integration of information and communication technologies in pedagogical higher education in Angolapor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101661460por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eugénio José Manuel.pdfTese de doutoramento3,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID