Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75965

TítuloEnsino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia.
Outro(s) título(s)Distance learning and special educational needs: paths crossed by a pandemic
Autor(es)Saraiva, João Paulo
Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveDeficiência Visual
Deficiência Auditiva
TIC
Educação Especial
Pandemia
Visual Impairment
Hearing Impairment
ICT
Special Education
Pandemic
Data2021
RevistaRevista Humanidades e Inovação
Resumo(s)A pandemia causada pelo COVID-19 obrigou as autoridades portuguesas a encerrar, em março de 2020, todos os estabelecimentos de ensino, submetendo, repentinamente, milhares de alunos e docentes a um modelo de ensino a distância para os quais poucos estariam preparados. No caso de alunos com perdas sensoriais, nomeadamente ao nível da audição e da visão, importa perceber de que forma estes alunos acompanharam as aulas transmitidas pela televisão e as aulas síncronas promovidas pelos seus professores. Constatou-se que as principais dificuldades se prendiam com questões de acessibilidade aos conteúdos abordados e, ao nível das novas tecnologias, a maioria dispunha dos meios telemáticos necessários à participação nestas aulas. Os resultados do presente estudo permitem perceber que os responsáveis políticos e pedagógicos pela implementação deste modelo de ensino devem ter presentes as especificidades dos seus destinatários, sob pena de acentuarmos desigualdades, cujo direto de acesso ao conhecimento será sempre inalienável.
The pandemic caused by COVID-19 forced the Portuguese authorities to close, in March 2020, all the educational system, suddenly subjugating thousands of students and teachers to a model of distance education for which few would have been prepared. In the case of students with sensory losses, namely in terms of hearing and vision, it is important to understand how these students follow the classes broadcasted on television and the synchronous classes streamlined online by their teachers. It was found that the main difficulties were linked to issues of accessibility to the contents covered and, in terms of the new technologies, most had the necessary telematic means to participate in these classes. The results of this study allow us to perceive that the policy and pedagogical responsible for the implementation of this teaching model must bear in mind the specificities of its recipients, under penalty of accentuating inequalities, whose right of access to knowledge will always be inalienable.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75965
Versão da editorahttps://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4352?fbclid=IwAR2uH1DqNZjDZ3IEfB-mcj4LoSZE8PwDOJMfR5gIqTzAcuWloeEi6nU_6Cs
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4352-Texto do artigo-19306-1-10-20210827.pdf454,94 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID