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https://hdl.handle.net/1822/75965
Título: | Ensino a distância e necessidades educativas especiais: Caminhos cruzados por uma pandemia. |
Outro(s) título(s): | Distance learning and special educational needs: paths crossed by a pandemic |
Autor(es): | Saraiva, João Paulo Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | Deficiência Visual Deficiência Auditiva TIC Educação Especial Pandemia Visual Impairment Hearing Impairment ICT Special Education Pandemic |
Data: | 2021 |
Revista: | Revista Humanidades e Inovação |
Resumo(s): | A pandemia causada pelo COVID-19 obrigou
as autoridades portuguesas a encerrar, em março de
2020, todos os estabelecimentos de ensino, submetendo,
repentinamente, milhares de alunos e docentes a um
modelo de ensino a distância para os quais poucos estariam
preparados. No caso de alunos com perdas sensoriais,
nomeadamente ao nível da audição e da visão, importa
perceber de que forma estes alunos acompanharam as aulas
transmitidas pela televisão e as aulas síncronas promovidas
pelos seus professores. Constatou-se que as principais
dificuldades se prendiam com questões de acessibilidade
aos conteúdos abordados e, ao nível das novas tecnologias,
a maioria dispunha dos meios telemáticos necessários
à participação nestas aulas. Os resultados do presente
estudo permitem perceber que os responsáveis políticos
e pedagógicos pela implementação deste modelo de
ensino devem ter presentes as especificidades dos seus
destinatários, sob pena de acentuarmos desigualdades, cujo
direto de acesso ao conhecimento será sempre inalienável. The pandemic caused by COVID-19 forced the Portuguese authorities to close, in March 2020, all the educational system, suddenly subjugating thousands of students and teachers to a model of distance education for which few would have been prepared. In the case of students with sensory losses, namely in terms of hearing and vision, it is important to understand how these students follow the classes broadcasted on television and the synchronous classes streamlined online by their teachers. It was found that the main difficulties were linked to issues of accessibility to the contents covered and, in terms of the new technologies, most had the necessary telematic means to participate in these classes. The results of this study allow us to perceive that the policy and pedagogical responsible for the implementation of this teaching model must bear in mind the specificities of its recipients, under penalty of accentuating inequalities, whose right of access to knowledge will always be inalienable. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75965 |
Versão da editora: | https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4352?fbclid=IwAR2uH1DqNZjDZ3IEfB-mcj4LoSZE8PwDOJMfR5gIqTzAcuWloeEi6nU_6Cs |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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4352-Texto do artigo-19306-1-10-20210827.pdf | 454,94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |