Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75926
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Maria Helena | por |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T11:13:19Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T11:13:19Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Vieira, M. H. (2018). Perspectivas curriculares sobre o ensino da música em Portugal. Interpretando o palimpsesto. In Vieira, M. H. & Cachada, A. (Orgs). Pensar a Música III (pp. 61-72). Guimarães: Sociedade Musical de Guimarães e Universidade do Minho | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-98539-3-5 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/75926 | - |
dc.description.abstract | À luz da peça de teatro "A lição" de Eugène Ionesco (1950), e convocando a perspectiva simultâneamente cómica e trágica da relação pedagógica, este capítulo visa alertar para as falsas seguranças tradicionalmente associadas ao panorama curricular do ensino da música historicamente instituído e sedimentado. Convida-se o leitor a olhar esse património político pedagógico como cristalizador de relações de poder e como matéria processual passível de reflexão crítica (como a sua própria plasticidade histórica comprova), bem como de readequação sociológica e de aggiornamento. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | - |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Sociedade Musical de Guimarães | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | - |
dc.relation | UID/CED/00317/2013 | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Pedagogia musical | por |
dc.subject | Usos e funções da música | por |
dc.subject | Políticas de ensino da música | por |
dc.subject | Currículo artístico | por |
dc.subject | Metas da educação musical | por |
dc.subject | Objectivos do ensino da música | por |
dc.title | Perspectivas curriculares sobre o ensino da música em Portugal. Interpretando o palimpsesto | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 61 | por |
oaire.citationEndPage | 72 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Pensar a Música III | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vieira_2018_ Perspectivas curriculares_ Palimpsesto.pdf | 7,18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons