Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74439
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Vitor Hugo | por |
dc.contributor.author | Martins, Paula Cristina | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T11:17:09Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T11:17:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-10 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, V. H., Martins, P. C., Carvalho, G. S. (2021). Perfis de participação quotidiana das crianças em atividades quotidianas: Influência dos fatores género e estatuto socioeconómico. In Rodriguez, J. M. (ed.), Avances en Ciencias de la Educacion - Volumen I. Dykinson. | por |
dc.identifier.isbn | 978-84-1377-850-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/74439 | - |
dc.description.abstract | O dia a dia das crianças em idade escolar é caracterizado pelo envolvimento em diferentes combinações de atividades desenvolvidas em casa, na escola ou na comunidade. Estas atividades quotidianas formam padrões de participação heterogéneos que expressam o quotidiano infantil nas suas multiplicidades. O desenvolvimento e bem-estar das crianças é influenciado por estas diferentes exposições a atividades quotidianas, mas a literatura disponível sobre perfis complexos de participação quotidiana das crianças e os efeitos exercidos por diversos fatores é ainda incipiente. Partindo de uma análise ecológica e centrada na pessoa, este estudo visa descrever os diferentes padrões de participação semanal em atividades quotidianas de crianças em idade escolar e examinar os seus correlatos ecológicos, particularmente como diferentes combinações de atividades quotidianas são influenciados pelo género da criança e estatuto socioeconómico da família. Participaram alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade (n = 209) do Norte e Centro de Portugal, e respetivos encarregados de educação, que preencheram questionários descrevendo o envolvimento das crianças em 23 atividades quotidianas (ex., brincar, atividades extracurriculares, tempo de ecrã, atividade física, sono, refeições em família, lazer criativo) e respetivas características sociodemográficas. Aos níveis de intensidade de participação semanal em cada categoria de atividades foi aplicada uma abordagem analítica centrada na pessoa, que preconiza a existência de subgrupos na população que partilham características sob um construto complexo e multifacetado. Os resultados indicam a existência de perfis de participação quotidiana distintos, e estes perfis representam diferentes níveis de exposição a oportunidades desenvolvimentais que variam de acordo com o género e o estatuto socioeconómico. Estes resultados são relevantes para uma melhor compreensão ecológica e desenvolvimental da vida quotidiana das crianças e têm implicações para intervenções que visem contribuir para o bem-estar infantil. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Dykinson | por |
dc.relation | SFRH/BD/135674/2018 | por |
dc.relation | UID/CED/00317/2019 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Atividades diárias | por |
dc.subject | Contexto ecológico | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Lazer | por |
dc.subject | Uso do tempo | por |
dc.title | Perfis de participação das crianças em atividades quotidianas: Influência dos fatores género e estatuto socioeconómico | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 222 | por |
oaire.citationVolume | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
sdum.conferencePublication | Avances en Ciencias de la Educacion - Volumen I | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons