Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74439

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Vitor Hugopor
dc.contributor.authorMartins, Paula Cristinapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2021-10-20T11:17:09Z-
dc.date.available2021-10-20T11:17:09Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.citationOliveira, V. H., Martins, P. C., Carvalho, G. S. (2021). Perfis de participação quotidiana das crianças em atividades quotidianas: Influência dos fatores género e estatuto socioeconómico. In Rodriguez, J. M. (ed.), Avances en Ciencias de la Educacion - Volumen I. Dykinson.por
dc.identifier.isbn978-84-1377-850-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74439-
dc.description.abstractO dia a dia das crianças em idade escolar é caracterizado pelo envolvimento em diferentes combinações de atividades desenvolvidas em casa, na escola ou na comunidade. Estas atividades quotidianas formam padrões de participação heterogéneos que expressam o quotidiano infantil nas suas multiplicidades. O desenvolvimento e bem-estar das crianças é influenciado por estas diferentes exposições a atividades quotidianas, mas a literatura disponível sobre perfis complexos de participação quotidiana das crianças e os efeitos exercidos por diversos fatores é ainda incipiente. Partindo de uma análise ecológica e centrada na pessoa, este estudo visa descrever os diferentes padrões de participação semanal em atividades quotidianas de crianças em idade escolar e examinar os seus correlatos ecológicos, particularmente como diferentes combinações de atividades quotidianas são influenciados pelo género da criança e estatuto socioeconómico da família. Participaram alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade (n = 209) do Norte e Centro de Portugal, e respetivos encarregados de educação, que preencheram questionários descrevendo o envolvimento das crianças em 23 atividades quotidianas (ex., brincar, atividades extracurriculares, tempo de ecrã, atividade física, sono, refeições em família, lazer criativo) e respetivas características sociodemográficas. Aos níveis de intensidade de participação semanal em cada categoria de atividades foi aplicada uma abordagem analítica centrada na pessoa, que preconiza a existência de subgrupos na população que partilham características sob um construto complexo e multifacetado. Os resultados indicam a existência de perfis de participação quotidiana distintos, e estes perfis representam diferentes níveis de exposição a oportunidades desenvolvimentais que variam de acordo com o género e o estatuto socioeconómico. Estes resultados são relevantes para uma melhor compreensão ecológica e desenvolvimental da vida quotidiana das crianças e têm implicações para intervenções que visem contribuir para o bem-estar infantil.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDykinsonpor
dc.relationSFRH/BD/135674/2018por
dc.relationUID/CED/00317/2019por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectAtividades diáriaspor
dc.subjectContexto ecológicopor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectLazerpor
dc.subjectUso do tempopor
dc.titlePerfis de participação das crianças em atividades quotidianas: Influência dos fatores género e estatuto socioeconómicopor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage222por
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.conferencePublicationAvances en Ciencias de la Educacion - Volumen Ipor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atas.pdf718,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID