Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68650

TítuloO melhor da escola: os amigos e o recreio. Memórias de infância
Outro(s) título(s)The best of the school: friends and recess. Childhood memories
Autor(es)Rebolo, Amália
Pereira, Beatriz
Palavras-chaveRecreio escolar
Brincar
Jogo de atividade física
School playground
Play
Physical activity play
Data2020
EditoraCentro de Investigação do Desporto e da Atividade Física (CIDAF)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
CitaçãoRebolo, A. & Pereira, B. (2020). O melhor da escola: os amigos e o recreio. Memórias de infância. In R. Mendes, M.J.C. Silva & E. Sá (editores). Estudos de desenvolvimento motor da criança XIII. Coimbra: CIDAF & FCT. pp. 131-133.
Resumo(s)O estudo realizado teve por objetivo analisar as memórias de jovens relativas ao longo tempo passado na escola, na sequência de um estudo realizado com estes mesmo jovens 15 anos antes, com registos gravados em video sobre as práticas no recreio. Para este estudo foram entrevistados 17 jovens com idades compreendidas entre 21 e os 25 anos, com um guião de entrevista que suporta as categorias de análise realizadas nas observações do estudo inicial. Foi realizada a transcrição de entrevistas e a análise de conteúdo. Foram analisados os percursos escolares e a dinâmica de relacionamento entre pares assim como as experiências vividas em meio escolar. Os resultados demonstraram que as memórias das brincadeiras do recreio estavam muito presentes e destacaram os jogos de corrida com ou sem contacto e os jogos de futebol. Em relação ao que gostavam mais na escola destacaram a possibilidade de conhecer e estar com pessoas, estar com os amigos e brincar no recreio.
The purpose of the study was to analyse the memories of young people regarding their time spent at school, following a study carried out with these same young people fifteen years earlier, with video recordings of the practices at recess. For this study, 17 young people aged between 21 and 25 years were interviewed, with a interview script that supports the categories of analysis carried out in the observations of the initial study. The transcription of the interviews and content analysis were carried out. School trajectories and the dynamics of peer relationships were analysed as well as the experiences lived at school. The results showed that the memories of play were very present and highlighted the racing games with or without contact and the football games. Regarding what they liked most at school, they highlighted the possibility of meeting and being with people, being with friends and playing at recess.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68650
ISBN978-989-54639-5-4
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rebolo 2020.pdf136,93 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID