Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62597
Título: | O ensino da leitura. O outro lado do espelho |
Autor(es): | Viana, Fernanda Leopoldina Sucena, Ana |
Palavras-chave: | Leitura Dificuldades de aprendizagem Ensino da leitura Métodos de ensino da leitura |
Data: | 2019 |
Editora: | ediPUCRS |
Citação: | Viana, F. L. & Sucena, A. (2019). O ensino da leitura. O outro lado do espelho. In A. P. R. Scherer & V. W. Pereira (Orgs.), ALfabetização: estudos e metodologias de ensino em perspectiva cognitiva (pp. 17-44). Porto Alegre: ediPUCRS. |
Resumo(s): | [Excerto apresentação] Alfabetização: estudos e metodologias de ensino em perspectiva cognitiva resulta de pesquisas de autores que se dedicam a entender, estudar e quali-f icar o ensino da leitura e da escrita no Brasil e fora dele. O livro, no qual são apresentadas diversas experiências em metodologia de alfabetização numa perspectiva cognitiva, permititá ao leitor aprofundar seus conhecimentos na área, bem como o auxiliará no trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. A seguir, são expostos os assuntos tratados em cada capítulo. Em O ensino da leitura. O outro lado do espelho é traçado um panorama histórico da eficácia dos métodos de alfabetização, dando-se ênfase às estratégias fônicas que se tornam facilitadoras para a maioria dos alunos em processo de alfabetização. No texto são apresentados os métodos de alfabetização já utilizados e, logo depois, é proposta uma discussão sobre a razão e a eficácia de uma metodologia baseada no entendimento do princípio alfabético e na reflexão metafonológica no ensino da leitura. Por meio de um estudo de caso, as autoras demonstram que os alunos não conseguem alfabetizar-se por falta de informações necessárias para compreender como acontece a leitura. Muitas vezes falta a eles a simples noção — e a mais importante — de que as letras têm relação com a linguagem oral. Sucena e Viana ressaltam a responsabilidade do professor em dar essas informações, já que o aluno chega à escola com a vontade de aprender a ler. [...] |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62597 |
ISBN: | 978-85-397-1232-8 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019 O ensino da leitura. O outro lado do espelho.pdf Acesso restrito! | 1,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons