Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60080
Título: | Políticas de inclusão escolar no Brasil e em Portugal: desafios para a justiça curricular |
Autor(es): | Pereira, Cléia Demétrio Lunardi-Mendes, Geovana Mendonça Pacheco, José Augusto |
Data: | 2018 |
Revista: | Revista Teias |
Citação: | Pereira, C.D., Lunardi-Mendes, G.M., Pacheco, J.A. (2018). Políticas de inclusão escolar no brasil e em Portugal: desafios para a justiça curricular. Revista Teias, 19 (55): 36-53. |
Resumo(s): | Políticas de inclusão escolar têm sido disseminadas pela internacionalização das políticas educacionais. Este texto analisa documentos políticos de inclusão escolar que regulamentam a escolarização de alunos com deficiência da educação básica como garantia de justiça curricular. Utilizou-se documentos oficiais delimitados entre 2008 e 2016 do Brasil e de Portugal. Conclui-se que ambos os países seguem recomendações internacionais, mas as decisões locais se diferenciam na definição curricular das medidas educativas e se assemelham na definição do público restrito à educação especial. Verifica-se que os conhecimentos escolares não fazem parte das discussões dos textos políticos analisados, consequentemente, não estão ao alcance de todos e a garantia de justiça curricular fica comprometida. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60080 |
DOI: | 10.12957/teias.2018.37597 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018.Artigo. TEIAS. CleiaMendes Pacheco.pdf | 976,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |