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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Cléia Demétriopor
dc.contributor.authorLunardi-Mendes, Geovana Mendonçapor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2019-04-16T08:52:48Z-
dc.date.available2019-04-16T08:52:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPereira, C.D., Lunardi-Mendes, G.M., Pacheco, J.A. (2018). Políticas de inclusão escolar no brasil e em Portugal: desafios para a justiça curricular. Revista Teias, 19 (55): 36-53.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/60080-
dc.description.abstractPolíticas de inclusão escolar têm sido disseminadas pela internacionalização das políticas educacionais. Este texto analisa documentos políticos de inclusão escolar que regulamentam a escolarização de alunos com deficiência da educação básica como garantia de justiça curricular. Utilizou-se documentos oficiais delimitados entre 2008 e 2016 do Brasil e de Portugal. Conclui-se que ambos os países seguem recomendações internacionais, mas as decisões locais se diferenciam na definição curricular das medidas educativas e se assemelham na definição do público restrito à educação especial. Verifica-se que os conhecimentos escolares não fazem parte das discussões dos textos políticos analisados, consequentemente, não estão ao alcance de todos e a garantia de justiça curricular fica comprometida.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titlePolíticas de inclusão escolar no Brasil e em Portugal: desafios para a justiça curricularpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage36por
oaire.citationEndPage53por
oaire.citationIssue55por
oaire.citationVolume19por
dc.identifier.doi10.12957/teias.2018.37597por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Teiaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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2018.Artigo. TEIAS. CleiaMendes Pacheco.pdf976,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

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