Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57848
Título: | O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas |
Autor(es): | Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa Rocha, Simone Albuquerque da |
Palavras-chave: | Formação de professores Aprendizagem da docência PIBID |
Data: | 2018 |
Revista: | Educação em Revista |
Resumo(s): | Este texto resulta de pesquisa que objetivou investigar a contribuição
do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
para a aprendizagem da docência na formação inicial. De abordagem
qualitativa, recolhemos dados em fontes documentais e em narrativas orais
de nove licenciandos dos cursos de Matemática, Biologia e Química e de
três professores da instituição locus da pesquisa. Os resultados sinalizam
que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem
da docência dos formandos por ensejar a imersão em diversas atividades
de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Entretanto, foram
constatadas vulnerabilidades, entre elas: a ausência de práticas efetivas dos
formandos com alunos da educação básica, ausência de formação pedagógica
dos formadores e inexperiência com a investigação nesse nível de ensino. This article results from a research investigating the contribution of the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) for teaching formation for the early years of education. From a qualitative approach, we collected data in documental sources and in oral narratives of nine students of Mathematics, Biology and Chemistry courses and of three teachers from the institution that was locus of this research. The results indicate that the PIBID has contributed significantly to the teaching of the trainees because it stimulates immersion in diverse activities of teaching formation and initiation to research. However, vulnerabilities were observed, such as the absence of effective practices of the trainees with students of basic education, lack of pedagogical formation of the trainers and inexperience with research and teaching in basic education. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57848 |
DOI: | 10.1590/0102-4698190935 |
ISSN: | 1982-6621 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O PIBID e a Inserção à Docência.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |