Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57848

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaniago, Rosenilde Nogueirapor
dc.contributor.authorSarmento, Teresapor
dc.contributor.authorRocha, Simone Albuquerque dapor
dc.date.accessioned2019-01-07T10:37:11Z-
dc.date.available2019-01-07T10:37:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1982-6621-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57848-
dc.description.abstractEste texto resulta de pesquisa que objetivou investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência na formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em fontes documentais e em narrativas orais de nove licenciandos dos cursos de Matemática, Biologia e Química e de três professores da instituição locus da pesquisa. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos formandos por ensejar a imersão em diversas atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Entretanto, foram constatadas vulnerabilidades, entre elas: a ausência de práticas efetivas dos formandos com alunos da educação básica, ausência de formação pedagógica dos formadores e inexperiência com a investigação nesse nível de ensino.por
dc.description.abstractThis article results from a research investigating the contribution of the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) for teaching formation for the early years of education. From a qualitative approach, we collected data in documental sources and in oral narratives of nine students of Mathematics, Biology and Chemistry courses and of three teachers from the institution that was locus of this research. The results indicate that the PIBID has contributed significantly to the teaching of the trainees because it stimulates immersion in diverse activities of teaching formation and initiation to research. However, vulnerabilities were observed, such as the absence of effective practices of the trainees with students of basic education, lack of pedagogical formation of the trainers and inexperience with research and teaching in basic education.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAprendizagem da docênciapor
dc.subjectPIBIDpor
dc.titleO PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemaspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationVolume34por
dc.identifier.doi10.1590/0102-4698190935por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalEducação em Revistapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O PIBID e a Inserção à Docência.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID