Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57337

TitleEstilos de vida saudáveis na escola: um Programa de Educação e Formação de Professores
Author(s)Rosário, Rafaela
Pereira, Beatriz
Moreira, Pedro
KeywordsEstilo de vida
Escola
Formação de professores
Issue date2017
PublisherEditora FASA
CitationRosário, R., Pereira, B. O., Moreira, P. (2017). Estilos de vida saudáveis na escola: um Programa de Educação e Formação de Professores, In W. Neto, E. Monteiro & B. Pereira (Org.), Promoção da Saúde, das Crianças e Adolescentes . Uma abordagem integral (pp.104-119). Recife, Editora FASA.
Abstract(s)A prevalência do excesso de peso e obesidade continua a aumentar e a assumir dimensões preocupantes em Portugal e no mundo. Este problema de saúde tem sérias implicações na vida das crianças, na medida em que está associado à asma, diabetes tipo II, patologia cardiovascular, hepática e vesicular, bem como estigma e outros problemas de saúde. São múltiplos e complexos os fatores que concorrem para o ganho de peso, contudo, o estado ponderal é, em larga medida, regulado pela energia ingerida e gasta pelo organismo ao longo do dia e no decorrer do tempo. A atualidade é caracterizada por um ambiente promotor de sedentarismo, as escolas potenciam o número de horas de teoria em detrimento da expressão física e motora. Os canais televisivos e os jogos eletrónicos estão a ocupar as atividades de lazer das crianças. Neste contexto, é premente a implementação de programas de intervenção eficazes, principalmente em crianças, com o objetivo de melhorar os seus hábitos alimentares e de atividade, bem como o seu estado ponderal. Entretanto, são escassos os estudos que incluem e reconhecem o programa de intervenção para prevenir a obesidade infantil, dinamizado pelo professor, integrado na sua própria progressão da carreira docente. O objetivo deste capítulo é descrever o programa de educação e formação de professores que foi desenvolvido de forma detalhada, por entendermos que ele é essencial para quem o pretenda replicar em outros estudos. A educação e formação de professores, “materializada” na ação de formação Estilos de vida Saudáveis, engloba sessões no âmbito da nutrição, alimentação e atividade física, promoção do consumo de fruta e produtos hortícolas, bem como redução da ingestão de alimentos de baixo valor nutricional e elevada densidade energética. No final de cada sessão, os docentes implementam ações, baseados nos conhecimentos e competências desenvolvidos (intervenção), junto das crianças da turma do ensino básico do 1º ciclo da sua responsabilidade.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57337
ISBN978-85-708-4339-5
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estilos de vida saudáveis na escola.pdf216,33 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID