Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57330
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Ana Paula | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz | por |
dc.contributor.author | Souza, Sérgio | por |
dc.contributor.author | Leite, Diana Bastos | por |
dc.contributor.author | Costa, José Antônio | por |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T09:19:35Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T09:19:35Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Matos, A. P., Pereira, B. O., Souza, S., Leite, D. B., Costa, J. A. (2017). Trajeto casa-escola e o e o transporte ativo. Estudo em três escolas públicas de Portugal, In W. Neto, E. Monteiro & B. Pereira (Org.), Promoção da Saúde, das Crianças e Adolescentes . Uma abordagem integral (pp. 173-180). Recife, Editora FASA. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-708-4339-5 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/57330 | - |
dc.description.abstract | Assistimos a grandes alterações nos aspetos do estilo de vida atual, como o tempo que os adolescentes passam a ver televisão a utilizar computadores, ao aumento dos meios de transporte motorizados, que contribuem para a diminuição dos níveis de atividade física. Esta diminuição no transporte ativo (TA) para a escola coincidiu com um aumento alarmante na obesidade infantil. A vida das crianças é hoje marcada pela falta de autonomia e maior dependência da família nas deslocações para a escola. Práticas parentais com consciência de segurança, dependência do carro e desenho urbano autocentrado, convergem para produzir crianças que vivem vidas cada vez mais sedentárias. O modo pedonal descrito em estudos internacionais demonstra que este é o mais eficiente nas deslocações até 1 km, enquanto a bicicleta é a opção mais competitiva nas deslocações até 5 km, sendo um modo mais rápido do que o transporte individual, mesmo quando se considera o tempo de acesso até ao veículo e o tempo despendido na procura de estacionamento. As deslocações casa-escola representam uma parte significativa nas deslocações de uma cidade, tendo um impacto significativo no ambiente urbano. Foi objetivo do estudo investigar as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de alunos de três escolas públicas de Portugal. Foram avaliadas 555 crianças (10 – 16 anos, x̄=12,2) de ambos os sexos (F=301 e M=254), através de um questionário anónimo e já autorizado com a designação “O Transporte Ativo de Bicicleta nos Hábitos de Deslocação para a Escola”, aprovado pela DGE (Direção de Serviços de Projetos Educativos). O tratamento estatístico contou com análise descritiva das variáveis (média, desvio padrão, percentagens, máximo e mínimo), determinação do teste Qui-Quadrado (variáveis ordinais). Foram observadas diferenças estatisticamente significativas relativamente à distância e o meio de transporte casa-escola, onde 60,9% dos alunos vem a pé para a escola distando desta 1 km. Os alunos que moram de 1,1 km a 3km usam preferencialmente o automóvel para se deslocar para a escola (66,7%), as deslocações de bicicleta são inexistentes. Ainda assim, 89% da população estudada gostaria de vir de bicicleta para a escola. Os dados destes estudos indicam que os alunos vivem próximo da escola, verificado pela distância e tempo gasto no trajeto e dão preferência como meio de transporte ao automóvel, a pé e depois autocarro. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Transporte ativo | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Trajeto casa-escola e o transporte ativo: estudo em três escolas públicas de Portugal | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 173 | por |
oaire.citationEndPage | 180 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
trajeto casa escola e o transporte em portugal.pdf | 368,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |