Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56929

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMafra, Paulopor
dc.contributor.authorLima, Nelsonpor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.editorAnastácio, Zéliapor
dc.contributor.editorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.editorPereira, Beatrizpor
dc.date.accessioned2018-11-13T12:12:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMafra, P & Carvalho, G.S. (2018). Higiene Oral: uma atividade de promoção da saúde com crianças do 1.º ciclo do ensino básico. In: Anastácio, Z., Carvalho, G. S. & Pereira, B. (Coord.) Atividade Física, Saúde e Lazer: Desenvolvimento Infantil e Comportamentos Alimentares. Riga: Novas Edições Acadêmicas. pp. 77-97.por
dc.identifier.isbn978-620-2-03648-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56929-
dc.description.abstractÉ reconhecido por vários autores que o ensino experimental das ciências desenvolve na criança capacidades manipulativas e de raciocínio, permitindo um melhor conhecimento do mundo que a rodeia, possibilitando o desenvolvimento de competências em áreas curriculares para além das ciências. Neste estudo pretendeu-se que as crianças compreendessem que o ato de lavar os dentes reduz significativamente a quantidade de bactérias existentes na boca contribuindo, desta forma, para reduzir a possibilidade de virem a desenvolver futuramente cáries dentárias. Para o efeito, trabalhou-se com uma turma de 16 alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola de Bragança, centrando-se em duas questões problema. Questão-Problema 1: Os teus dentes têm micróbios? Questão-Problema 2: Porque devemos lavar os dentes depois das refeições? Para obter resposta à primeira questão, recorreu-se à observação microscópica de uma amostra de placa dentária das crianças; para a segunda questão foram usadas placas de Petri inoculadas com placa dentária quer antes quer depois da lavagem dos dentes. O protocolo experimental, que serviu de guia e registo, apresentava a seguinte tipologia: a) “Questão-problema” – questão inicial que se queria ver respondida no final da atividade; b) “Antes da experiência” – onde os alunos registaram as suas previsões; c) “Experiência” – espaço com os procedimentos a seguir e onde os alunos registaram as suas observações; d) “Depois da experiência” – onde fizeram uma reflexão acerca das observações realizadas, comparando-as com as previsões iniciais, assim como o registo das respostas às questões-problema. Os resultados mostraram que os alunos (i) distinguiram o nível microscópico das bactérias individuais e o nível macroscópico das colónias bacterianas, (ii) reconheceram a eficácia do processo de lavagem dos dentes para a redução de microrganismos da boca, bem como (iii) compreenderam a sua importância para a prevenção da cárie dentária. Concluímos assim, que esta atividade sobre microbiologia pode ajudar as crianças, logo nos primeiros anos de escolaridade, através de uma forma autónoma e responsável, a entenderem as implicações da higiene oral, não como uma simples regra a ter de ser cumprida, mas também, e principalmente, como um comportamento de prevenção da cárie dentária.por
dc.description.sponsorshipFinanciado pelo CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherNovas Edições Acadêmicaspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectHigiene oralpor
dc.subjectCárie dentáriapor
dc.subjectMicrorganismospor
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.titleHigiene oral: uma atividade de promoção da saúde com crianças do 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.morebooks.de/store/pt/book/atividade-f%C3%ADsica,-sa%C3%BAde-e-lazer/isbn/978-620-2-03648-1por
oaire.citationStartPage77por
oaire.citationEndPage97por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleAtividade física, saúde e lazer: desenvolvimento infantil e comportamentos alimentarespor
Aparece nas coleções:CEB - Livros e Capítulos de Livros / Books and Book Chapters
CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AFSL-2018_HigieneOral.pdf
Acesso restrito!
12,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID