Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56929
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mafra, Paulo | por |
dc.contributor.author | Lima, Nelson | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.editor | Anastácio, Zélia | por |
dc.contributor.editor | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.editor | Pereira, Beatriz | por |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T12:12:07Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Mafra, P & Carvalho, G.S. (2018). Higiene Oral: uma atividade de promoção da saúde com crianças do 1.º ciclo do ensino básico. In: Anastácio, Z., Carvalho, G. S. & Pereira, B. (Coord.) Atividade Física, Saúde e Lazer: Desenvolvimento Infantil e Comportamentos Alimentares. Riga: Novas Edições Acadêmicas. pp. 77-97. | por |
dc.identifier.isbn | 978-620-2-03648-1 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/56929 | - |
dc.description.abstract | É reconhecido por vários autores que o ensino experimental das ciências desenvolve na criança capacidades manipulativas e de raciocínio, permitindo um melhor conhecimento do mundo que a rodeia, possibilitando o desenvolvimento de competências em áreas curriculares para além das ciências. Neste estudo pretendeu-se que as crianças compreendessem que o ato de lavar os dentes reduz significativamente a quantidade de bactérias existentes na boca contribuindo, desta forma, para reduzir a possibilidade de virem a desenvolver futuramente cáries dentárias. Para o efeito, trabalhou-se com uma turma de 16 alunos do 4.º ano de escolaridade (9-10 anos) de uma escola de Bragança, centrando-se em duas questões problema. Questão-Problema 1: Os teus dentes têm micróbios? Questão-Problema 2: Porque devemos lavar os dentes depois das refeições? Para obter resposta à primeira questão, recorreu-se à observação microscópica de uma amostra de placa dentária das crianças; para a segunda questão foram usadas placas de Petri inoculadas com placa dentária quer antes quer depois da lavagem dos dentes. O protocolo experimental, que serviu de guia e registo, apresentava a seguinte tipologia: a) “Questão-problema” – questão inicial que se queria ver respondida no final da atividade; b) “Antes da experiência” – onde os alunos registaram as suas previsões; c) “Experiência” – espaço com os procedimentos a seguir e onde os alunos registaram as suas observações; d) “Depois da experiência” – onde fizeram uma reflexão acerca das observações realizadas, comparando-as com as previsões iniciais, assim como o registo das respostas às questões-problema. Os resultados mostraram que os alunos (i) distinguiram o nível microscópico das bactérias individuais e o nível macroscópico das colónias bacterianas, (ii) reconheceram a eficácia do processo de lavagem dos dentes para a redução de microrganismos da boca, bem como (iii) compreenderam a sua importância para a prevenção da cárie dentária. Concluímos assim, que esta atividade sobre microbiologia pode ajudar as crianças, logo nos primeiros anos de escolaridade, através de uma forma autónoma e responsável, a entenderem as implicações da higiene oral, não como uma simples regra a ter de ser cumprida, mas também, e principalmente, como um comportamento de prevenção da cárie dentária. | por |
dc.description.sponsorship | Financiado pelo CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Novas Edições Acadêmicas | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Higiene oral | por |
dc.subject | Cárie dentária | por |
dc.subject | Microrganismos | por |
dc.subject | Atividades experimentais | por |
dc.subject | Ensino básico | por |
dc.title | Higiene oral: uma atividade de promoção da saúde com crianças do 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.morebooks.de/store/pt/book/atividade-f%C3%ADsica,-sa%C3%BAde-e-lazer/isbn/978-620-2-03648-1 | por |
oaire.citationStartPage | 77 | por |
oaire.citationEndPage | 97 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Atividade física, saúde e lazer: desenvolvimento infantil e comportamentos alimentares | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AFSL-2018_HigieneOral.pdf Acesso restrito! | 12,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |