Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56228

TítuloContinuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica
Autor(es)Araújo, Joaquim Machado de
Araújo, Alberto Filipe
Palavras-chaveutopia
ideologia
escola por medida
justiça educativa
ideology
tailored learning
educational justice
Data2018
EditoraFundação Manuel Leão
RevistaEDUCA – International Catholic Journal of Education
CitaçãoAraújo, J. M. & Araújo, A. F. (2018). Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 7-22.
Resumo(s)Este artigo problematiza a relação entre utopia e educação na dimensão de possibilidade desejável e afirma a necessidade de limites éticos a uma perspectiva perfeccionista, identifica a complementaridade da utopia e da ideologia e realça a importância do “novo” na afirmação de uma proposta alternativa à pedagogia vigente. Depois, enquadra a novidade da “escola por medida” no âmbito da visão educativa da Educação Nova, distinguindo o modelo e as suas concretizações. Por fim, afirma a necessidade de atualização desta ideia de justiça educativa de acordo com a época que vivemos e a identidade narrativa da comunidade em que a escola se insere.
This article discusses the relation between utopia and education in the dimension of desirable possibility, affirms the necessity of ethical limits to a perfectionist perspective, identifies the complementarity of utopia and ideology, and highlights the importance of the "new" for establishing an alternative proposal to the current pedagogy. Then, it analyse the novelty of the "tailored learning" within the scope of the educational vision of the New Education, distinguishing the model and its concretizations. Finally, it affirms the need to update this idea of educational justice adjusting it to the current time and the narrative identity of the community in which the school is inserted
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56228
ISSN2183-5136
Versão da editorahttp://educa.fmleao.pt/no4-2018-reinventing-the-school-expectations-and-experiences/continuidade-e-renovacao/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JMA&AFA -Educa_4_FINAL_7-22.pdf185,73 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID