Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56228
Título: | Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica |
Autor(es): | Araújo, Joaquim Machado de Araújo, Alberto Filipe |
Palavras-chave: | utopia ideologia escola por medida justiça educativa ideology tailored learning educational justice |
Data: | 2018 |
Editora: | Fundação Manuel Leão |
Revista: | EDUCA – International Catholic Journal of Education |
Citação: | Araújo, J. M. & Araújo, A. F. (2018). Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 7-22. |
Resumo(s): | Este artigo problematiza a relação entre utopia e educação na dimensão de possibilidade desejável e
afirma a necessidade de limites éticos a uma perspectiva perfeccionista, identifica a complementaridade
da utopia e da ideologia e realça a importância do “novo” na afirmação de uma proposta alternativa à
pedagogia vigente. Depois, enquadra a novidade da “escola por medida” no âmbito da visão educativa da
Educação Nova, distinguindo o modelo e as suas concretizações. Por fim, afirma a necessidade de
atualização desta ideia de justiça educativa de acordo com a época que vivemos e a identidade narrativa
da comunidade em que a escola se insere. This article discusses the relation between utopia and education in the dimension of desirable possibility, affirms the necessity of ethical limits to a perfectionist perspective, identifies the complementarity of utopia and ideology, and highlights the importance of the "new" for establishing an alternative proposal to the current pedagogy. Then, it analyse the novelty of the "tailored learning" within the scope of the educational vision of the New Education, distinguishing the model and its concretizations. Finally, it affirms the need to update this idea of educational justice adjusting it to the current time and the narrative identity of the community in which the school is inserted |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56228 |
ISSN: | 2183-5136 |
Versão da editora: | http://educa.fmleao.pt/no4-2018-reinventing-the-school-expectations-and-experiences/continuidade-e-renovacao/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMA&AFA -Educa_4_FINAL_7-22.pdf | 185,73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |