Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56228
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Joaquim Machado de | por |
dc.contributor.author | Araújo, Alberto Filipe | por |
dc.date.accessioned | 2018-10-11T21:02:16Z | - |
dc.date.available | 2018-10-11T21:02:16Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Araújo, J. M. & Araújo, A. F. (2018). Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 7-22. | por |
dc.identifier.issn | 2183-5136 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/56228 | - |
dc.description.abstract | Este artigo problematiza a relação entre utopia e educação na dimensão de possibilidade desejável e afirma a necessidade de limites éticos a uma perspectiva perfeccionista, identifica a complementaridade da utopia e da ideologia e realça a importância do “novo” na afirmação de uma proposta alternativa à pedagogia vigente. Depois, enquadra a novidade da “escola por medida” no âmbito da visão educativa da Educação Nova, distinguindo o modelo e as suas concretizações. Por fim, afirma a necessidade de atualização desta ideia de justiça educativa de acordo com a época que vivemos e a identidade narrativa da comunidade em que a escola se insere. | por |
dc.description.abstract | This article discusses the relation between utopia and education in the dimension of desirable possibility, affirms the necessity of ethical limits to a perfectionist perspective, identifies the complementarity of utopia and ideology, and highlights the importance of the "new" for establishing an alternative proposal to the current pedagogy. Then, it analyse the novelty of the "tailored learning" within the scope of the educational vision of the New Education, distinguishing the model and its concretizations. Finally, it affirms the need to update this idea of educational justice adjusting it to the current time and the narrative identity of the community in which the school is inserted | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES - PT. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Fundação Manuel Leão | por |
dc.relation | UID/CED/1661/2013 | por |
dc.relation | UID/CED/1661/2016 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | utopia | por |
dc.subject | ideologia | por |
dc.subject | escola por medida | por |
dc.subject | justiça educativa | por |
dc.subject | ideology | por |
dc.subject | tailored learning | por |
dc.subject | educational justice | por |
dc.title | Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://educa.fmleao.pt/no4-2018-reinventing-the-school-expectations-and-experiences/continuidade-e-renovacao/ | por |
oaire.citationStartPage | 7 | por |
oaire.citationEndPage | 22 | por |
oaire.citationVolume | 4 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | EDUCA – International Catholic Journal of Education | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMA&AFA -Educa_4_FINAL_7-22.pdf | 185,73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |