Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53551
Título: | Introdução. Contextos e experiências de formação e de aprendizagem profissional de professores |
Autor(es): | Flores, Maria Assunção Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Formação de professores aprendizagem profissional |
Data: | 2016 |
Editora: | De Facto Editores |
Citação: | Flores, M. A.; Carvalho, M. L. e Silva, C. (2016) Introdução. Contextos e experiências de formação e de aprendizagem profissional de professores, in M. A. Flores; M. L. Carvalho, e C. Silva, (Orgs) Formação e aprendizagem profissional de professores: contextos e experiências, Santo Tirso: De Facto Editores, pp. 7-17 |
Resumo(s): | Compreender os contextos, processos e oportunidades de aprendizagem profissional dos professores, quer no âmbito da formação, inicial ou contínua, quer no local de trabalho, tem sido investigado a partir de múltiplas perspetivas. As questões que se colocam neste âmbito são, entre outras, como aprendem os professores a ensinar? O que aprendem? Em que contextos ocorre essa aprendizagem? Quais são os conteúdos e os processos de aprendizagem? Como melhorar a qualidade da aprendizagem profissional dos professores? Como avaliar os seus resultados? As respostas a estas questões são complexas e requerem a consideração de múltiplas variáveis. Contudo, a literatura internacional tem reforçado a visão holística dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento profissional, valorizando todos os processos formativos, sejam eles iniciais ou contínuos, formais ou informais, individuais ou em grupo, em que os professores se envolvem ao longo da sua carreira. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53551 |
ISBN: | 978-989-8557-66-7 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Flores et al Cap Introducao.pdf | 362,84 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |