Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52789
Título: | Conhecimentos advindos da prática docente na escola básica: compartilhando experiências na formação de professores de matemática |
Autor(es): | Mandler, Marnei Luis Gomes, Alexandra Santos, Luciane Mulazani dos Amaral, Aruana do |
Palavras-chave: | Prática Docente Compartilhada Conhecimento Matemático para o Ensino Ensino de Teoria dos Números Formação inicial de professores de Matemática |
Data: | 2017 |
Editora: | Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas |
Resumo(s): | Neste trabalho descrevemos e analisamos etapas de uma pesquisa de doutoramento em andamento na especialidade de Educação Matemática. Trata-se de duas práticas docentes compartilhadas, realizadas entre um professor de Matemática do Ensino Superior e uma professora de Matemática do Ensino Fundamental, na disciplina de Introdução à Teoria de Números (ITN) de um curso brasileiro de Licenciatura em Matemática. O objetivo destas práticas consiste em proporcionar condições para que conteúdos específicos da Teoria de Números possam ser abordados por meio de enfoques que considerem o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos necessários para o ensino, na escola básica, de conceitos relacionados à divisibilidade com números naturais. A professora do Ensino Fundamental foi inserida nas aulas de ITN para compartilhar conhecimentos da sua experiência profissional e auxiliar o professor da disciplina no tratamento de aspectos metodológicos e pedagógicos relacionados ao ensino da divisibilidade na Educação Básica. Com a primeira etapa da prática compartilhada obteve-se contributos advindos das considerações espontâneas desta professora. Na segunda etapa, a sua participação foi ampliada, passando a apoiar o professor do Ensino Superior na planificação, execução e avaliação das atividades. Procura-se, assim, contribuir na redução do distanciamento existente entre a formação específica do professor e a prática docente na escola. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52789 |
ISBN: | 978-84-945722-3-4 |
Versão da editora: | http://www.cibem.org/index.php/es/programa/libro-de-actas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CIBEM_FINAL.pdf | 144,05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |